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Fake News

Rússia x Ucrânia: Como os games estão contribuindo para fake news

Os jogos tem se destacado por sua alta qualidade gráfica, mas acabam muitas vezes servindo para usos nenhum pouco admiráveis.
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Call of Duty fakeattack
(Imagem: Divulgação)
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Depois de meses de tensão e uma onda de vai invadir e não estou fazendo nada, que até pareciam dois irmão brigando, a Rússia fez o que todos esperavam, mas preferiam não acreditar: invadiu a Ucrânia. E na velocidade que á era de se esperar, os meios de comunicação correram para divulgar o que estava acontecendo. Vídeos pipocaram nas redes sociais, imagens de bombas, comentaristas pasmos e assim por diante.

Muito do que foi publicado vem chocando o mundo e não é para menos. Mas existe um grande problema no mundo atual que se chama jogos. Sim, os jogos a cada ano estão ficando mais e mais “perfeitos” em níveis de detalhes. Personagens com mais qualidade, design de terrenos que se não estivesse jogando, acharia que são verdadeiros. Pois bem, é exatamente isso o que está ocorrendo.

A mais recente envolveu o jogo Arma 3, quando imagens do jogo correram o Twitter com comentários dizendo que eram do conflito entre Rússia e Ucrânia. Felizmente muitos dos jogadores que não gostaram dessa fake news foram até o Twitter e publicaram que as mesmas faziam parte do jogo. E esta não foi a primeira vez que o jogo se envolveu neste tipo de problemática.

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Durante os conflitos no final do ano passado entre o Paquistão e o Afeganistão, imagens semelhantes do jogo Arma 3 foram deturpadas por vários meios de comunicação na Índia, sendo apresentadas como evidência de forças do Talibã apoiadas pelo Paquistão lançando ataques aéreos contra o Afeganistão. Não é necessário dizer, que muitos meios de comunicação caíram nessa. E agora, um meio de comunicação do Brasil, também acabou por publicar uma matéria achando que era verdadeiro. Clique aqui para saber mais. Confira abaixo o vídeo de Arma III que foi usada como Fake.

Não é novidade

Este tipo de fake news usando jogos, não é nenhuma novidade. Em 2015, no final do mês de setembro, uma série de tweets promocionais para o último jogo da época de Call of Duty foi alvo de algumas críticas porque descreviam um ataque terrorista sem isenções de responsabilidade imediatas afirmando que eram fictícios. Os tweets no estilo “Guerra dos Mundos” enviados na terça-feira foram projetados para se parecerem com os de uma organização de notícias.

O primeiro tweet anunciou “notícias de última hora” em letras maiúsculas e relatos não confirmados de uma explosão na Marina de Cingapura. Tweets posteriores anunciaram declarações de estado de emergência e lei marcial, juntamente com a dispersão da tropa de choque e tentativas de pessoas de fugir de uma nova “zona de quarentena”.

Vários sites de notícias postaram capturas de tela mostrando que o nome de usuário do feed do Twitter “Call of Duty”, imagem de perfil e foto de fundo foram alterados para se parecerem com os de uma organização de notícias, embora o identificador do Twitter @callofduty permanecesse inalterado.

Alguns seguidores do Twitter pareciam confusos inicialmente, twittando respostas como “o que diabos?” Em seguida, as respostas se tornaram críticas, chamando os tweets de “totalmente desagradáveis” e “irresponsáveis”. “Este tweet vem em um momento ruim, considerando o que está acontecendo no mundo”, dizia outro.

https://twitter.com/AlexsaurusZilla/status/648946924779868160

Lógico que como deu para perceber, essa foi um dos piores marketings já feitos nos últimos anos. Sem fazer comparações com outros, pois esse além de mexer com algo verdadeiro, poderia ter causado graves problemas diplomáticos.

Portanto, fique atento as publicações. Leia e preste atenção as imagens. E se mesmo assim ficar em dúvida, o melhor é não compartilhar e buscar por mais informações. A pressa por ser o primeiro em dar a notícia, muitas vezes só piora ainda mais os acontecimentos.

Via: Twitter/NBC News/YouTube

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