De acordo com uma reportagem do The Telegraph, a NVIDIA foi vítima de um ataque hacker que teria deixado parte de seus negócios paralisados por cerca de dois dias. A suspeita é que a empresa tenha sido vítima de um ataque malicioso que comprometeu todo o sistema interno da gigante da eletrônica, atingindo de e-mails a ferramentas de desenvolvedores.
Veja também:
Entretanto, a reportagem não detalha se houve algum tipo de invasão de dados da NVIDIA ou de seus clientes. Um porta-voz da empresa se limitou a emitir o seguinte comunicado: “Estamos investigando um incidente. Não temos nenhuma informação adicional para compartilhar no momento.”
Alan Woodward, especialista em segurança cibernética da Universidade de Surrey, disse ao The Telegraph que a Nvidia provavelmente decidiu desligar seus sistemas internos para minimizar o risco de mais danos. “A maior preocupação é que alguém possa ter colocado algo em uma das atualizações de software”, disse o perito.
“Eles tentarão verificar se há alguma indicação de que alguma coisa foi alterada em seu software que eles enviarão para seus clientes.” completou. Caso seja confirmado, este seria o segundo ataque que a empresa sobre em menos de meio ano, quando uma lista de centenas de jogos não anunciados foi puxada da plataforma Geforce Now e compartilhada velozmente na web.
Rússia x Ucrânia
O ataque acende um alerta para os apontamentos de que os desdobramentos da guerra entre Ucrânia e Rússia podem resultar em ataques deste tipo, como uma forma de retaliação russa contra os que estejam intervindo no conflito. Paranoia ou não, Alejandro Mayorkas, secretário de segurança interna dos EUA, disse esta semana: “Não temos informações que sugiram uma ameaça cibernética específica e confiável contra a pátria dos EUA, mas é nossa responsabilidade estarmos preparados”.