Publicidade
História

SBT faz 40 anos e lembra games que também celebram datas importantes em 2021

Muita coisa importante aconteceu neste período para os dois lados. Confira!
Gostou? Compartilhe!
Silvio Santos Lara croft
Silvio Santos em seus tempos de Globo, e a personagem Lara Croft. (Montagem: Reprodução)
Publicidade

Nesta semana, o canal de televisão do SBT completou 40 anos de existência, e deu início a uma série de comemorações que pretende se estender pelos próximos dias. O SBT Games, setor da emissora dedicado aos jogos eletrônicos, fez um artigo especial para linkar a data com jogos que também vão celebrar datas marcantes como a da emissora de Silvio Santos.

40 anos

Durante a estreia do SBT em 19 de agosto de 1981, por exemplo, foi lembrado que o jogo de plataforma Donkey Kong era lançado nos fliperamas japoneses, no dia 9 de julho do mesmo ano.

35 anos

Já em 1986, o ano que também teve uma Copa do Mundo marcou o primeiro quinquênio do canal. Já no terreno gamer, 35 anos atrás se lançava o inovador Metroid. Com suas infernais fases contínuas, o game fritava jogadores que precisavam ser mesmo muito habilidosos para evoluir em sua jornada nas telas.

Continua depois da Publicidade

Na sequência disto, o cenário dos jogos eletrônicos marcou o início de uma enxurrada de jogos que o tempo tornaria clássicos respeitados. Franquias como Zelda, Dragon Quest, Alex Kidd e Castlevania foram lembrados na postagem do blog oficial do canal.

30 anos

Quem trintou este ano nasceu numa época em que o SBT ainda era no bairro da Vila Guilherme, bairro localizado na Zona Norte de São Paulo, que assim como qualquer região de uma metrópole, tem os seus problemas. E enquanto as ruas da Vila Guilherme sofriam com mais uma enchente, as ruas retratadas nos games retratavam um outro tipo de preocupação: a violência.

E ninguém fez isso melhor que Streets of Rage, um épico game do tipo Beat ‘em up que marcou toda uma geração de jogadores. Nele, quatro personagens principais, três jovens ex-policiais conhecidos como Axel, Blaze and Adam tentam parar Mr. X, um gênio do mal.

e foi nesta mesma época que o mundo seria apresentado para Sonic, o ouriço azul da SEGA que mais tarde seria reconhecido como um dos maiores ícones do segmento gamer ao lado de Mario.

25 anos (1996)

25 anos atrás também nascia uma franquia que marcaria a cultura pop para sempre: Pokémon. Com mais de 90 bilhões de dólares de receita anual, a franquia dispensa comentários. Muita gente vai chamar de cringe, mas já foi altamente ostentador ter um joguinho de pokémon em preto e branco.

E se por um lado do planeta surgiam adoráveis monstrinhos de bolso, do outro, temíveis zumbis também chegavam aos games para seguir se arrastando (no bom sentido, ou não, você decide) até hoje: Resident Evil.

O SBT não tinha como saber, mas o PlayStation ia entrar de um jeito diferente na programação do Canal, anos mais tarde, com os gritos de Maysa torcendo para telespectadores ganharem um console num sorteio de roleta. E isso renderia momentos tão impagáveis quanto um Playstation:

20 anos (2001)

Entrando nos anos 2000, SBT, os games e o mundo inteiro entram numa nova era. Era o tempo de Devil May Cry, que começou com um spin-off de Resident Evil e ganhou seu próprio lugar ao sol mais tarde. A Microsoft também daria vida a sua principal franquia no Xbox: Halo, que segue bem até hoje e ganhará inclusive um seriado.

5 anos

A lista pula direto para 2019, onde nasce um jogo que fez diferentes gerações protagonizarem um fenômeno curioso pelas ruas do mundo inteiro: notar pessoas de cabeça baixa caçando pokémons no meio da rua, por parques e onde mais fosse possível. Pokémon Go foi uma febre sem precedente entre os jogos de celular e foi parar até numa base militar no Afeganistão, onde há coisas curiosas acontecendo por lá.

CONTEÚDO RELACIONADO