Publicidade
Confira

SEGA: jogo cancelado pode se tornar um dos maiores rombos da história da empresa

Um jogo altamente aguardado da Sega que foi recentemente cancelado teria tido o maior orçamento de todos os tempos da empresa e agora pode significar a demissão em massa de funcionários.
Gostou? Compartilhe!
Hyenas
(Imagem: SEGA)
Publicidade

Após o cancelamento de vários títulos pela Sega, foi relatado que um deles, Hienas, teve o maior orçamento já investido pela empresa em um jogo. O cancelamento deste título surpreendeu a indústria por estar muito próximo da data de lançamento e levantou muitas dúvidas em relação à decisão tomada pela Sega.

Em 28 de setembro, a Sega anunciou o cancelamento de vários jogos. Embora muitos desses títulos não tenham sido anunciados, Hienas estava entre eles, um game de tiro multijogador altamente aguardado desenvolvido pela Creative Assembly, o estúdio por trás de Alien: Isolation. A Sega atribuiu esta infeliz notícia aos problemas financeiros que a empresa enfrentava nas suas operações europeias.

O que surpreendeu muitos foi que o jogo foi cancelado quando estava perto da data de lançamento. No entanto, o recente relatório sobre o seu alegado orçamento parece intensificar a surpresa. Alegadamente, um ex-desenvolvedor entrevistado pelo VGC afirmou que Hyenas tinha o “maior orçamento da empresa” já alocado para um jogo.

Continua depois da Publicidade

Especulações sobre os motivos do cancelamento começaram a surgir, assim como suas razões por trás do mesmo. O vídeo postado no YouTube apresentava desenvolvedores anônimos esclarecendo uma infinidade de questões que cercam o desenvolvimento, incluindo o que eles descreveram como uma “total falta de direção”.

Fazer jogos é um empreendimento caro e, embora não se saiba o valor exato que a Sega investiu neste título, segundo a fonte do VGC, sabe-se que ele custou mais do que Shenmue, título de 1999 que custou à empresa cerca de US$ 70 milhões. E se realmente foi algo igual, um pouco menos ou a mais, pode representar um dos maiores prejuízos para a empresa, já que ela não terá retorno algum.

Outro fator crucial que pode ter influenciado a decisão da Sega foi a percepção de falta de interesse e feedback dentro da empresa e a preocupação de que Hienas seria ofuscada pela infinidade de jogos de tiro multijogador já no mercado.

Isso foi agravado por outros problemas, como mudanças essenciais de personagem que afetaram o tom do jogo, problemas com a liderança do projeto e a mudança repentina de um título premium para um gratuito com microtransações.

Sem dúvida, isto afetou os desenvolvedores responsáveis pelo jogo, e uma preocupação significativa para os trabalhadores é como isso afetará os empregos que se tornaram redundantes. Existe a possibilidade de a empresa ter que enfrentar demissões, como foi visto recentemente com a eliminação de empregos da BioWare.

Segundo um dos desenvolvedores entrevistados, a principal preocupação não é o cancelamento do Hyenas em si, mas sim como essa decisão impacta os empregos de pessoas que não tinham ligação com o projeto. “Assim como TI, operações, marketing, RH e até mesmo algumas pessoas da TW, eles não têm responsabilidade por essa fogueira”, afirmaram.

Muitas questões entre desenvolvedores e empresas, incluindo desafios financeiros e como eles impactam vários títulos, já foram observadas antes. O cancelamento de jogos é sempre uma notícia decepcionante tanto para jogadores quanto para funcionários, ressaltando os desafios significativos que acompanham o desenvolvimento de jogos.

Via: Game Rant/VGC/YouTube

CONTEÚDO RELACIONADO