Lançado originalmente em 2007, Mass Effect contou a história do Comandante Shepard ao longo de uma extensa trilogia de jogos com um cenário vibrante e um elenco de personagens igualmente colorido. Uma década depois, em 2017, a BioWare deu continuidade a sua saga de ficção científica com Mass Effect: Andromeda, que apesar de ter uma recepção nada surpreendente em comparação com os jogos anteriores, ainda convenceu a Electronic Arts de que esta era uma franquia que vale a pena ser feita.
Veja também:
Hoje (24), a partir de uma reportagem feita pelo Deadline, este que é considerado um dos melhores jogos de ficção científica em terceira pessoa feito pela BioWare e que definiu uma geração e construiu uma base de fãs apaixonada ao longo dos anos está supostamente a ponto de conseguir uma série de televisão sob os estúdios Amazon, assim como vêm acontecendo com outras franquias recentemente.
Sem dúvida impulsionado pelo recente sucesso popular e crítica de adaptações de videogame como Castlevania e Arcane da Netflix, até mesmo The Last of Us pela HBO, bem como encorajado por seus esforços em adaptar a série de livros Wheel of Time, a Amazon Studios parece determinada a tentar contar uma história ambientada em o universo Mass Effect. Embora a Electronic Arts e a Amazon ainda não tenham concordado totalmente com o projeto, um artigo da Deadline aponta para um acordo sendo feito entre as duas partes em um futuro muito próximo.
Não se sabe neste momento se o projeto vai ser uma história original ambientada no universo Mass Effect, ou uma adaptação da trilogia do Commander Shepard, mas talvez a direção prudente para levar um programa de televisão Mass Effect seria contar uma nova história, com um novo elenco de personagens, utilizando a tradição cativante da franquia e espécies alienígenas intrigantes.
A ideia de um filme ou programa de televisão há muito circula no fandom de Mass Effect e, de fato, uma adaptação cinematográfica oficial de Mass Effect estava em andamento já em 2010, coproduzida e co-financiada pela Legendary Studios e Warner Bros. Apesar do grande interesse em adaptar a história de Mass Effect e Commander Shepard, o projeto foi eventualmente cancelado devido a diferenças criativas aparentemente irreconciliáveis que dificultaram o andamento do projeto.
Além de entreter a ideia de uma série de televisão, a Electronic Arts e a BioWare lentamente, mas de forma constante, revelaram informações sobre o próximo capítulo da saga Mass Effect, um novo jogo que dizem ter se passado na Via Láctea séculos após o fim do terceiro jogo. Embora haja pouco mais do que rumores, especulações, teorias e teasers neste ponto, os próximos anos podem ser uma época empolgante para ser um fã de Mass Effect.