Sonic O Filme
Imagem: Divulgação

Pouca gente percebeu, mas o ouriço azul da SEGA quebrou uma sequência avassaladora da Marvel que já durava quase 10 anos. Curiosamente, esse duelo entre gigantes do entretenimento aconteceu numa área diferente dos seus habitats de origem, games e quadrinhos: o cinema.

De 2010 a 2019, uma produção da Marvel Studios sempre terminou o ano com um record de bilheteria. Por conta disso, ao longo desse tempo, “filme de super-herói” chegou a ser cravado como uma subcategoria na telona. E tudo vinha vindo muito bem para esses filmes de super-heróis, com grandes produções, merchandising explodindo e bilheterias gordas, até chegar o filme de Sonic.

Depois daquele tropeço no design, o primeiro filme do mascote da SEGA chegou acelerado e teve a melhor estreia da história do cinema para uma adaptação de videogame. Lançado mundialmente em fevereiro, o filme pegou uma janela tranquila para fugir dos Blockbusters da Disney, e isso acabou sendo bom e ruim. Bom porque a estratégia deu certo demais nos números, e ruim porque pouco depois veio a pandemia e travou o mundo todo.

E como se sabe, isso afetou diretamente os cinemas, que assim como o setor do entretenimento, foram obrigados a fechar e, com isso, todos os filmes que estavam em cartaz ficaram sem faturar. Sonic estava entre eles, mas deu um jeito de contornar isso para diminuir os prejuízos.

Outra parte que deixou Sonic reinando sozinho na liderança foi o fato de que Black Window, o grande filme da Marvel prometido para este ano, acabou não indo aos cinemas justamente por conta da pandemia. Mas para não declarar tudo vencido por “W.O.”, vale comparar ainda as bilheterias do filme dos Novos Mutantes, que insistiu em sair na pandemia. O resultado indica que era melhor mesmo ter ficado nos HDs da Marvel: foi uma das piores bilheterias da história do estúdio, onde os pouco mais de 40 milhões arrecadados só ganham dos fracassos Elektra (2005) e Justiceiro (2008).

Sonic tomaria um pau de todos os filmes da Marvel de 2019? Sim, exceto por Fenix Negra, que deu prejuízo. Ganhará de Viúva Negra quando for lançado ano que vem? Não se sabe. Contudo, números são números, e no praticamente encerrado calendário cinematográfico deste ano, tudo indica que Sonic, que faturou pouco mais de 308 milhões de dólares, está de fato com a coroa de filme mais visto em 2020.

Seja como for, Sonic já tem a sua sequência confirmada e tudo já está sendo desenvolvido na medida do possível, mas não correndo. A hora é desfilar.

O filme

Baseado na franquia de videogame da SEGA, Sonic, The Hedgehog conta a história do ouriço mais rápido do mundo enquanto ele abraça seu novo lar na Terra.

Nesta comédia de aventura de ação ao vivo, Sonic e seu novo melhor amigo Tom (James Marsden) unem-se para defender o planeta do gênio do mal Dr. Robotnik (Jim Carrey) e seus planos para dominar o mundo. O filme conta ainda com Tika Sumpter e Ben Schwartz na voz de Sonic.