Publicidade

Sony encontra os culpados pelo vazamento de The Last of Us 2

Gostou? Compartilhe!
The Last of US
Imagem: Reprodução.
Publicidade

Cerca de uma semana após o pior vazamento de conteúdo da história da Naugthy Dog, a Sony diz já ter identificado quem divulgou o conteúdo com momentos cruciais de The last of Us 2 na web. E ao contrário do que se esperava, não se trata de ninguém diretamente envolvido com a Sony Interactive Entertainmen (SIE) ou o estúdio desenvolvedor do game.

O comunicado foi feito diretamente ao influente jornalista do Kotaku, Stephen Totilo. E de acordo com o que foi revelado para Stephen, há mais de um responsável pelo crime.

Durante toda a semana, tentei descobrir de onde surgiu a ideia do vazamento de Last Of Us 2 ser de um funcionário insatisfeito. [que estivesse] Incomodado com a falta de provas. A Sony agora diz que os “indivíduos” (seu plural) “Eles não são afiliados à Naughty Dog ou à SIE“.

Vale ressaltar que, na ausência de pessoas ligadas diretamente a Sony e Naughty Dog, sobram poucas opções para se atribuir ao ato em questão, que pode ter sido cometido por alguém terceirizado, de visita ao estúdio ou mesmo uma invasão hacker feita no celular de algum dos funcionários do estúdio que por ventura filmaram o vídeo para algum tipo de análise interna.

A última hipótese foi inclusive sugerida pelos investigadores como a mais provável ao tentarem rebater as indagações feitas por parte da imprensa, que levantou a hipótese do vazamento ser uma retaliação por parte de algum ex-funcionário que estivesse revoltado com o tratamento recebido em algum momento.

Vale lembrar que grandes estúdios desenvolvedores de games são frequentemente acusados de assédio moral e crunch, termo que nomeia a imposição que os funcionários desses locais sofrem ao terem de fazer várias horas extras, muitas vezes sem remuneração. A própria Naugthy Dog tem acusações do tipo. Saiba mais disso aqui.

The Last of Us 2 foi adiado de 29 de maio para 19 de junho. Relembre sobre o caso do vazamento abaixo:

CONTEÚDO RELACIONADO