PS logo
Imagem: Reprodução.

O mais recente update da Sony veio cercado de problemas envolvendo comunicação, que repercutiram o suficiente para que a empresa precisasse emitir um comunicado pedindo desculpas sobre essa confusão. Tudo começou com após o lançamento da atualização da versão 8.00 para PS4, que veio com uma mensagem que levantou preocupações sobre a questão da privacidade dos jogadores.

As vozes no chat podem ser gravadas para moderação. Ao ingressar, você concorda em ser gravado.” dizia a mensagem. Foi o suficiente para que o assunto repercutisse dentro no Twitter ao ponto da hash tag #PS4UPDATE subir rapidamente entre os assuntos mais comentados da rede social.

Diante disto, a Sony utilizouo PlayStation Blog, para informar que a mensagem estava relacionada a um futuro recurso do PS5 que permitirá aos usuários gravar seus bate-papos de voz para relatar casos de assédio verbal.

A gravação de chat de voz para moderação é um recurso que estará disponível no PS5 quando for lançado e permitirá aos usuários gravar seus chats de voz no PS5 e enviá-los para revisão de moderação”, explicou a plataforma.

O pop-up que você está vendo no PS4 agora é para informá-lo de que, ao participar de um bate-papo com um usuário do PS5 (pós-lançamento), ele pode enviar essas gravações de seu console PS5 para o SIE.

A conta de suporte do PlayStation também afirmou que não grava bate-papos de voz em partes.

Catherine Jensen, vice-presidente de experiência do consumidor global da Sony Interactive Entertainment, explicou o novo recurso com mais detalhes em uma postagem no blog do PlayStation na sexta-feira.

“Seu único propósito é ajudar a denunciar comportamentos inadequados, incluindo ações que violam nosso Código de Conduta da Comunidade”, disse ela. “Observe que este recurso não monitorará ativamente ou ouvirá suas conversas – nunca – e é estritamente reservado para denunciar abuso ou assédio online.

“Os jogadores de PlayStation aprenderam sobre esta nova função de uma forma inesperada após a recente atualização do sistema PS4 8.00. Não comunicamos claramente esse recurso nem explicamos por que o estávamos apresentando e pedimos desculpas por isso.

Diante da confusão, a Sony se desculpou com os usuários do PlayStation por suas mensagens confusas em torno de um recurso PS5 que vai permitir aos usuários gravar seus bate-papos de voz e enviá-los para fins de moderação.

Independentemente da confusão, o recurso promete ser uma importante ferramenta de combate ao comportamento tóxico e até mesmo criminoso que algumas pessoas tem diante de situações de jogo online contra desconhecidos, onde questões como racismo, misoginia, assédios e outras ofensas tem sido frequentemente apontadas.

Via VGC/Tom Ivan