De acordo com o Startups Report Brasil 2022-2023, estudo realizado pelo Observatório, da plataforma Sebrae Startups, o ecossistema de inovação e startups está aquecido no Nordeste. O relatório, divulgado de forma inédita durante o Startup Summit 2023, mostrou que o Sudeste lidera com 3.509 startups, seguido da região Sul, que aparece com 2.209.
Veja também:
No entanto, no Nordeste o número também é expressivo, são 1.250 startups impactadas pelo Sebrae. Para a região Norte o número é de 424, e no Centro-Oeste do país são 385 startups atendidas pela entidade.
Em alta
Os números evidenciam um aquecimento da região Nordeste, que apresenta uma boa representatividade frente aos já consolidados polos do Sul e Sudeste. Já o Norte e o Centro Oeste possuem oportunidade de crescimento. Ainda de acordo com o relatório, 72,69% dos negócios de startups atendidas pelo Sebrae no Brasil são de empresas que vendem para outros negócios, sendo 58,53% B2B e 14,16% B2B2C. Apenas 25,16% atuam diretamente com consumidor final, no modelo B2C – no entanto, há uma tendência de crescimento deste modelo.
Games tem bom representante
Vindo do Maranhão, a iniciativa conta com um jogo chamado Gamezônia, ambientado na região amazônica e que tem como principal objetivo promover a conscientização ambiental. A personagem principal é uma onça pintada chamada Ibiacy, que luta contra a destruição da floresta e dos povo indígenas que vivem ali.
Outro destaque que pesa para o estúdio é o fato do Gamezônia já colecionar alguns feitos notáveis, como ser eleito o melhor jogo de 2023 do Festival Guarnicê de Cinema e também ser finalista na Expolive, que aconteceu na Expocity de Dubai em maio deste ano.
Ao percorrerem a região amazônica, os jogadores poderão aprender sobre ancestralidade, o uso de ervas medicinais, gestão de recursos hídricos e impactos ambientais de uma maneira geral. Confira uma reportagem sobre o game, feito pela Universidade Federal do Maranhão.
Em conversa com o Observatório de Games, o CEO do projeto, Vinicius Sirino, destacou a importância de um assunto como esse chegar para ser debatido através de uma maneira ilustrativa como um jogo, algo que pode ser facilmente absorvido por crianças e adolescentes.
Contudo, isso não significa que o jogo pegará leve com questões importantes. Muito pelo contrário. “O Brasil não foi descoberto, o Brasil foi invadido. Então nós contamos essa história antes desse “descobrimento do Brasil.”” lembra Vinicius.
Qual segmento mais bomba
Embora o segmento gamer esteja bem representado, ele ainda não chega a figurar entre os mais populares na região, que contabiliza a Tecnologia da Informação (TI), com 23,34%, Saúde (15,14%) e Agronegócio (12,31%). Como principais modelos de receita, destacam-se Vendas Diretas (38,17%) e Software as a Service (SaaS), com 27,35%. Ainda, 69,5% das startups são microempresas em estágio de Tração (38,74%) e Validação (25,14%).
Homens ainda são maioria
Por fim, o relatório revela que 71,13% dos sócios são do gênero masculino e apenas 23,44% feminino, o que demonstra a importância de seguir ampliando as políticas de incentivo da participação das mulheres no ecossistema de startups. O Mapeamento da Abstartups de 2021 apontou um número ainda menor, de 17% de sócias empreendedoras, o que mostra uma proporção levemente maior nas startups atendidas pelo Sebrae.
SEBRAE promete seguir ajudando
Diante do cenário animador, o SEBRAE promete fazer a sua parte para manter o crescimento dos mais variados setores quando o assunto é startup. “Com base nos dados compilados, o Sebrae Startups se compromete a fortalecer ainda mais o suporte às startups e empreendedores brasileiros, oferecendo programas, capacitações e conexões estratégicas para que esses negócios inovadores prosperem e alcancem patamares cada vez mais elevados”, afirma Luc Pinheiro, Diretor Técnico do Sebrae de Santa Catarina.
Principais destaques do relatório
- Em 2022, o Sebrae atendeu 7.777 startups em atividade no Brasil
- 70% dessas startups são classificadas como microempresas
- 14 mil profissionais estão posicionados no mercado como sócios, fundadores ou CEOs dessas empresas atendidas pelo Sebrae
- 58% das empresas trabalham com o modelo de negócio B2B, ou seja, as startups vendem seus produtos para outras empresas
- As startups estão presentes e pensando em soluções inovadoras em diversos setores da sociedade. No país, elas atendem principalmente aos segmentos de Tecnologia da Informação, Educação, Agronegócio e Saúde/Bem-estar