Publicidade
Saiba os motivos

Steam Deck pode decepcionar novos usuários

Apesar da empolgação com o sistema portátil Steam Deck da Valve, um novo relatório indica que ele pode não ser capaz de rodar todos os jogos
Gostou? Compartilhe!
Steam Deck
(Imagem: Valve)
Publicidade

Muito do hype em torno do Steam Deck quase morreu recentemente. No entanto, isso não significa que as pessoas não estão esperando ansiosamente pelo que poderia ser uma virada de jogo em termos de sistemas portáteis. Embora pessoas como Phil Spencer, da Xbox, tenham elogiado o dispositivo da Valve e as informações sobre ele sugiram que o dispositivo será capaz de jogar qualquer jogo da biblioteca Steam, uma entrevista recente pode pode dar algumas más notícias sobre o Deck.

De acordo com um episódio recente do podcast Boiling Steam, o presidente da desenvolvedora de software CodeWeavers, James B. Ramey, disse que o Steam Deck pode não ser compatível com todos os títulos Steam. Ele continua dizendo que a razão pela qual a Valve tem dito que o PC portátil pode rodar qualquer jogo é simplesmente o fato de que ele tem o potencial para fazer isso, acrescentando que tem “a potência” para suportar todos os títulos.

No entanto, ele esclareceu que essa era apenas sua opinião, e que ele não falou com Pierre-Loup Griffais, um dos desenvolvedores do Deck que originalmente fez a afirmação em uma entrevista ao IGN. Na entrevista, Griffais disse que a Valve não conseguiu encontrar nenhum jogo que não fosse compatível com o Steam Deck. Ramey parece pensar que este foi o caso de interpretar mal o que foi dito.

Continua depois da Publicidade

Ultimamente tem havido preocupações adicionais sobre jogos que podem não funcionar. Alguns exemplos de jogos que o Deck pode não executar incluem títulos online como Dead by Daylight. Outros títulos multijogador, como Destiny 2 e PUBG também podem não funcionar. Isso provavelmente se deve ao fato de que esses jogos usam software anti-cheat, que atualmente não é compatível com o Linux.

Como muitos já sabem, o sistema operacional Steam Deck é baseado no Linux, para o qual Ramey e sua equipe desenvolveram uma camada de compatibilidade para que o dispositivo da Valve pudesse rodar jogos baseados no Windows. O sistema CodeWeavers criado é chamado de Proton, e fontes indicam que este software é capaz de rodar 16.000 jogos através do Steam, o que ainda é muito, mas não inclui todos os jogos. No entanto, o número de títulos com os quais o Proton é compatível está aumentando o tempo todo.

Com esses desenvolvimentos mais recentes, parece que o Deck pode ter alguns problemas para executar todos os jogos do Steam na biblioteca de um jogador. No entanto, talvez seja algo em que a empresa possa trabalhar antes do lançamento. Como a Valve está interessada no Steam Deck pavimentando o caminho para mais sistemas de PC portáteis, esperemos que ele seja realmente um dispositivo de jogos que execute todos os jogos.

O Steam Deck deve ser lançado em dezembro.

Via: Game Rant/NME/Gaming News Analyst

CONTEÚDO RELACIONADO