A Samsung Electronics anunciou sua nova estratégia ambiental, um esforço abrangente para se juntar ao movimento global no combate à mudança climática. No centro do novo compromisso está a meta de atingir zero emissões de carbono até 2050, utilizando tecnologias inovadoras para implementar a sustentabilidade ao longo de seu processo de produção, ciclo de vida do produto e muito mais – permitindo um futuro mais sustentável para todos.
Veja também:
- Xbox Research: Microsoft está buscando feedback de estúdios que não fazem parte do Xbox
- Nintendo Museu: A loja interna está limitando as vendas de alguns itens após um dia
- 1ª edição da Brazil Indie Showcase, evento focado em desenvolvedores nacionais de jogos independentes nacionais; Veja como participar
De acordo com esta visão, ESG – ou meio ambiente, social e de governança – é muito mais do que uma palavra-chave na Samsung Electronics, e acreditamos que ter um impacto positivo no planeta começa com nossos colaboradores. É por isso que estamos destacando os trabalhadores da Samsung ao redor do mundo que estão liderando o caminho no fomento de uma cultura de sustentabilidade e responsabilidade social. Estamos dividindo as informações da ESG em toda a Samsung e respondendo às perguntas sobre como estamos construindo um amanhã melhor para todos.
A seguir, em nossa série sobre como os colaboradores da Samsung ao redor do mundo estão construindo um futuro mais sustentável, temos uma pessoa fazendo a diferença para os consumidores e para o clima. Conheça Luiz Xavier, da Samsung no Brasil.
Dando nova vida a produtos antigos: Re+, o programa de logística reversa da Samsung
Luiz Xavier, diretor sênior de Customer Service da Samsung Brasil, é o responsável por todas as áreas de atendimento ao consumidor, desde o planejamento, implementação e melhoria até a criação de uma experiência positiva. “Os consumidores modernos querem mais do que um produto de qualidade ou uma experiência amigável de atendimento”, explicou Luiz Xavier. “Ao invés disso, eles querem apoiar uma empresa que proteja as pessoas e o planeta”.
No coração da Samsung, está uma estratégia ambiental que consiste em esforços globais abrangentes para enfrentar a mudança climática. No Brasil, essa estratégia é colocada em prática através do Re+, um programa de logística reversa, conscientização e educação liderado por Luiz e sua equipe. A missão? Não deixar o lixo eletrônico ir para o lixo. Ao fornecer os processos que capacitam os consumidores a descartarem corretamente o lixo eletrônico, Luiz também lança as bases para um amanhã melhor.
O E-waste, ou lixo eletrônico, é um produto que não funciona ou ficou sem uso ao ser substituído por um novo.
“Considere este cenário extremamente comum: você atualiza seu celular e coloca o antigo na gaveta, só por precaução”, disse Luiz. “No entanto, ao manter esse telefone, você deixou de lado um dispositivo que provavelmente ainda poderia ser utilizado. Além disso, ao não reciclar o velho imediatamente, você reduziu a chance de que ele fosse reutilizado”.
“Em geral, nossa pressa em conseguir novos equipamentos e nossa hesitação em se desfazer de nossos itens antigos é o que está tornando os eletrônicos descartados a categoria de lixo doméstico que mais cresce no mundo”, acrescentou ele.
Coletivamente, os brasileiros têm mais de 240 milhões de smartphones para uma população de menos de 215 milhões. Se você adicionar notebooks e tablets, o número salta para mais de 350 milhões, ou 1,6 itens por pessoa, de acordo com uma pesquisa da instituição brasileira Fundação Getúlio Vargas (FGV)1.
A questão do Lixo Eletrônico é ampla e persistente, e para resolvê-la será necessário que tanto o setor privado quanto o público trabalhem juntos. A Samsung sempre esteve focada no uso da tecnologia para capacitar as pessoas e melhorar suas vidas – que é onde o Re+ entra em ação.
Então, o que é Re+, exatamente? Este programa global de logística reversa chegou ao Brasil em 2017 e ofereceu aos consumidores uma forma gratuita, eco-consciente e prática de reciclar ou descartar seus produtos eletrônicos e eletrodomésticos. Isto não é apenas para os aparelhos Samsung. O Re+ aceita itens de qualquer marca, incluindo baterias, celulares, notebooks, refrigeradores, máquinas de lavar e outros produtos quebrados, usados ou obsoletos.
“A Samsung montou cerca de 350 urnas de coleta para produtos de pequeno porte nas lojas Samsung e demais pontos de coleta, incluindo os Centros de Serviço e quiosques”. Para produtos eletrônicos maiores, tais como televisores, geladeiras e máquinas de lavar, os consumidores podem agendar retiradas em suas casas.
Luiz teve o orgulho de informar que no primeiro semestre de 2022 a Samsung alcançou um crescimento de 190% no número de itens coletados em comparação ao mesmo período em 2021. No entanto, ele tem um objetivo ainda maior.
“Mais do que promover a reciclagem e o descarte correto de eletrônicos e reduzir os impactos da tecnologia sobre o meio ambiente, nossa missão com o Re+ é aumentar a consciência do consumidor sobre a importância de um ciclo completo e responsável de relacionamento com os produtos”, disse Luiz. Ele observou que o maior desafio é expandir a conscientização do consumidor brasileiro sobre o programa.
“Apesar dos resultados significativos alcançados em 2022, ainda há espaço para melhorias e maior envolvimento dos brasileiros no esforço de reciclagem”, acrescentou ele.
Como resultado, Luiz e sua equipe participaram de programas educacionais nas escolas e lançaram várias campanhas e eventos para aumentar a conscientização sobre a importância da reciclagem – assegurando que as gerações futuras crescerão apreciando o planeta e o papel que desempenham na sua preservação.
Uma campanha veiculada na TV, ilustrou como é fácil e prático descartar eletrônicos que se desperdiçam em casa. Como a TV tem um papel fundamental na vida dos brasileiros, ao final do filme, o telespectador é convidado a acessar um QR Code para a página principal do Re+, oferecendo detalhes sobre como os produtos de todos os tamanhos são coletados, descartados e reciclados para que a matéria prima possa ser reutilizada na cadeia produtiva.
Tornando a reciclagem divertida para toda a família
Para Luiz, a sustentabilidade é de família. Como ele trabalhou na indústria tecnológica durante anos, o descarte de lixo eletrônico de uma forma ecologicamente consciente sempre esteve em seu radar. Entretanto, ele queria passar do trabalho ecologicamente correto para uma vida ecologicamente correta. Como resultado, e engajado em outras práticas eco-conscientes, reduziu o uso excessivo de recursos e sempre limpa suas embalagens recicláveis antes de descartá-las. Além disso, sua família defende e participa ativamente do Re+, contribuindo com smartphones, carregadores, cabos e fones de ouvido para o programa.
“Mais do que participar, nós também buscamos sempre difundir mensagens entre nossa família e amigos sobre sustentabilidade e o descarte correto de eletrônicos”, disse Luiz. “Acreditamos que essa consciência é essencial para o avanço da preservação ambiental”.
Luiz diz ser um entusiasta da sustentabilidade porque entende seu valor e como ela pode proporcionar um mundo melhor para as pessoas do presente e do futuro. Portanto, para ele, é mais fácil ser ecologicamente correto em família.
“Quando lidamos com isso como uma família, podemos ajudar as próximas gerações a aprender sobre o assunto, e estimulamos a mentalidade e a cultura da sustentabilidade, para que as crianças comecem a divulgá-la entre seus amigos e colegas também”, disse
Para aqueles que querem transmitir os valores da sustentabilidade a seus familiares e amigos, ele sugere duas dicas básicas que qualquer um pode tentar: 1) falar mais sobre sustentabilidade e 2) liderar pelo exemplo. Dessa forma, você pode inspirar outros por meio de suas ações e não apenas de palavras.
Luiz pôs em prática essas duas dicas simples em sua própria família, e ele está muito orgulhoso de relatar que seus filhos agora consideram a sustentabilidade em tudo o que fazem. “Minha família se sente orgulhosa por participar do programa Re+”, disse ele. “Eles mencionam com outros parentes e amigos sempre que podem”.
Gente feliz, planeta feliz: inspirando o mundo
Como líder em inovação tecnológica e priorizando a experiência do cliente, a Samsung se esforça para fazer do planeta um lugar feliz e saudável para todos. Isso tem sido observado e bem aceito pelos consumidores.
“Nossos clientes no Brasil reconhecem que a Samsung, por meio de programas como o Re+, se esforça constantemente para ser uma empresa responsável”, disse Luiz. “A sustentabilidade está no centro de nossa jornada de produtos, por isso nossos consumidores sabem que nossas inovações têm o planeta em mente em cada momento – desde o design até o descarte do produto”.
“Através de tais iniciativas ecologicamente conscientes, a Samsung está se tornando cada vez mais reconhecida por seus clientes e valorizada no mercado. Me sinto honrado e motivado por poder contribuir ativamente com esse movimento e estou ansioso para os próximos passos”.
Uma recente pesquisa realizada pela Samsung mostra que os consumidores brasileiros sabem da importância de se engajar em ações de sustentabilidade. 94% dos entrevistados disseram que consideram os hábitos de reciclagem muito importantes e que também estão preocupados com o impacto de suas ações no meio ambiente. No entanto, a mesma pesquisa apontou que apenas 62% dos brasileiros que praticam hábitos de reciclagem também descartam corretamente os itens eletrônicos.
“Como um país com uma rica biodiversidade, o Brasil apresenta uma ampla gama de desafios quando se trata de sustentabilidade”, observou Luiz. “A Samsung tem uma agenda consistente de ESG, o que me motiva ainda mais a contribuir e me engajar em programas como o Re+”. É por isso que é tão gratificante para mim participar desse movimento de educação ambiental em meu país”. O crescimento dos números Re+ é um sinal de que estamos no caminho certo e um grande incentivo para que continuemos com projetos e iniciativas sustentáveis em 2023 e mais além”.
Saiba mais sobre as iniciativas de sustentabilidade da Samsung Electronics aqui.