No início deste ano, a Apple TV+ lançou Tetris, que teve um roteiro escrito por Noah Pink. O filme foi baseado nos eventos do mundo real que cercaram o lançamento original do videogame, e o longa recebeu críticas positivas. No entanto, o filme não foi a primeira recontagem desses eventos, já que o livro de Dan Ackerman, The Tetris Effect: The Game That Hypnotized the World, fez exatamente isso em 2016.
Veja também:
Apple, The Tetris Company e Noah Pink estão agora sendo processados por Ackerman, que afirma que elementos de seu livro foram adaptados sem seu consentimento. No processo, Ackerman afirma que enviou uma cópia de pré-produção de seu livro para a The Tetris Company antes da publicação. De acordo com seu registro, a empresa se recusou a licenciar o nome ou as imagens do jogo para qualquer mídia baseada no livro e “enviou um Cease and Desist” com palavras fortes “a Ackerman para impedi-lo de buscar uma adaptação, apesar de numerosos “produtores de filmes e programas de televisão” mostrarem interesse.
Em seguida, Ackerman imediatamente interrompeu qualquer tentativa de adaptação do livro, mas um filme baseado nos mesmos eventos descritos em sua obra foi anunciado em 2020. O processo de Ackerman afirma que, depois de impedi-lo de buscar uma adaptação, o livro foi dado a Noah Pink para ser adaptado para um roteiro, apesar do fato de que Pink “era desconhecido na indústria cinematográfica e não tinha créditos de roteiro em seu nome” no momento.
O processo afirma que “o filme Tetris é substancialmente semelhante em quase todos os aspectos materiais, incluindo capítulos e páginas específicas do referido livro que foram simplesmente adotados do livro para o filme”. No processo, Ackerman está buscando “indenizações reais e compensatórias em um valor igual a 3% do orçamento total da produção” de Tetris, bem como “indenizações punitivas iguais a 3% do orçamento total da produção”.
Resta saber se o caso será bem-sucedido para Ackerman e se ele poderá provar que seu trabalho foi intencionalmente copiado para o longa da Apple TV+.