Tíbia 25 anos | Confira algumas curiosidades sobre o game no Brasil e no mundo

Publicado em 11/01/2022 05:00
Publicidade

Carregando...

Não foi possível carregar anúncio

Na semana passada, a CipSoft comemorou o 25º aniversário de Tibia anunciando que o jogo receberá efeitos sonoros em 2022. O MMORPG foi lançado online pela primeira vez em 7 de janeiro de 1997, junto a jogos como o primeiro Tomb Raider, e segue ativo até hoje, com atualizações regulares e um fluxo constante de novos conteúdos.

Isso faz com que Tibia seja um dos jogos online mais antigos do mundo que ainda se mantém vivo. No entanto, Tibia nunca teve tanto sucesso quanto hoje. Nos últimos anos, o game quebrou vários recordes de vendas e gerou uma receita total de mais de 1,2 bilhões de reais até o momento.

Publicidade

Carregando...

Não foi possível carregar anúncio

Curiosidades

• Só em 2021, o Tibia foi jogado por 185.000 jogadores brasileiros, nesse mesmo ano foram adicionados quatro novos servidores, dois deles na América Latina: um na configuração “Optional PvP” Reinobra (SA); e outro “Retro Open PvP” Mudabra (SA).

• Em comparação histórica, o número de jogadores online atingiu seu pico máximo de 64.028 jogadores simultâneos em 2007 com a CipSoft relatando mais de 250.000 jogadores ativos, ainda em 2020 teve um pico de 41.000 jogadores.

• De acordo com uma pesquisa de 2009 conduzida pela CipSoft, os jogadores vieram de uma ampla gama de países, a maior parte vivendo no Brasil (26,56%, aproximadamente 75.000) e na Polônia (24,38%) indicando que a sua popularidade vai durar por muito mais anos.

• A CipSoft confirmou que, ainda hoje, o Brasil continua sendo o principal país em número de jogadores ativos de Tibia.

• Em 1997, o primeiro servidor público permanente foi configurado para hospedar o Tibia Alpha 1.0. Seus desenvolvedores, quatro estudantes de Ratisbona, na Baviera, inspiraram-se nos jogos de computador MUD para multijogadores e nas possibilidades técnicas oferecidas pelas tecnologias emergentes de Internet.

• O Tibia difere significativamente de outros conceitos de MMO ao usar regras severas nas partidas: por exemplo, se os personagens morrem, eles perdem uma grande parte da experiência adquirida, e não há level cap. Em agosto de 2016, um usuário bateu todos os recordes e atingiu o nível 999.

COMPARATIVA VISUAL DO TIBIA
ORIGINAL (esquerda) vs ATUAL (direita)

Publicidade

Carregando...

Não foi possível carregar anúncio

Produtos recomendados

HD EXTERNO

Comprar

CONTROLES

Comprar

CONSOLES

Comprar

ACESSÓRIOS

Comprar

CADEIRA GAMER

Comprar

HEADSET

Comprar