Os videogames costumam ser responsabilizados por causar ou inspirar violência, embora estudos que analisam essa afirmação tenham tido resultados mistos, com vários sugerindo que há pouca ou nenhuma ligação. No entanto, os jogos são frequentemente alvo de acusações após grandes incidentes violentos, com o presidente francês Macron que culpou os jogos pelos tumultos na França, ou até mesmo algumas pessoas que levam ao extremo seu vício e matam outras.
Veja também:
Embora seja improvável que algo mostrado no jogo tenha desencadeado este evento recente, infelizmente, parece que algo no volume do game desencadeou o perpetrador. De acordo com os sites de notícia, ocorreu um grande tiroteio policial, supostamente após uma discussão sobre o volume de um jogo. O incidente chocante deixou várias pessoas feridas e uma morta.
O que aconteceu
Na Filadélfia, Pensilvânia, por volta das 19 horas do dia 4 de outubro, um menino de 12 anos ligou para a polícia para relatar que havia ocorrido uma altercação entre seu pai de 42 anos, Michael Hwang, e seu tio. A briga teria começado como uma discussão entre pai e filho por causa do volume do videogame.
O tio do menino então interveio, o que aparentemente agravou a situação, e o pai respondeu disparando uma arma. Parece que o tiroteio inicial não fez mal a ninguém, mas depois que o tio e a criança recuaram escada acima, o pai do menino os seguiu, atirando no rosto do tio da criança com uma pistola Glock calibre .40. Clique aqui para assistir a reportagem no Instagram.
Quando a polícia chegou, Hwang já havia voltado para a porta da casa com sua arma e colocado um colete balístico. Ele então começou a atirar da porta da casa contra os policiais. Três dos policiais ficaram feridos, sendo dois baleados na perna e um na mão. A polícia respondeu ao fogo, matando Hwang.
Os três policiais foram levados ao hospital devido aos ferimentos, sendo que dois já haviam sido liberados no momento da redação deste artigo. Felizmente, o filho e sua mãe saíram ilesos fisicamente, no entanto, o tio foi levado ao hospital e estava em estado crítico. De acordo com um comunicado policial, o perpetrador Hwang sofria de “doença mental” e era “conhecido do departamento”.
Embora os eventos exatos que ocorreram sejam desconhecidos neste momento, parece provável que o tiroteio tenha pouco a ver com o videogame em si. Esta infeliz tragédia provavelmente também poderia ter sido desencadeada por qualquer outra altercação.
Esperançosamente, o tio se recuperará totalmente do ataque horrível e o menino e quaisquer outras pessoas afetadas receberão a ajuda necessária para se curar após essa experiência traumática.