O diretor Johannes Roberts revelou porque Resident Evil: Bem Vindo a Raccoon City não terá um dos vilões mais clássicos de sua franquia. Estreando nesta quarta-feira, 24 de novembro nos EUA e 2 de dezembro no Brasil, o próximo filme de terror e ação é baseado na franquia de jogos Resident Evil. A primeira edição da série de jogos de terror japonesa foi lançada há mais de 20 anos em 1996 com o lançamento mais recente, Resident Evil Village, chegando no início deste ano de 2021.
Veja também:
O principal vilão dos jogos é a Umbrella Corporation, uma gigante farmacêutica que produz armas biológicas na forma de vírus e outros compostos. Os jogadores lutam para derrubar a megacorporação, que fica principalmente em Raccoon City, uma cidade fictícia no meio-oeste americano. Muitos dos primeiros jogos, assim como as parcelas posteriores, acontecem em Raccoon City, enquanto as versões posteriores seguem os surtos causados pela disseminação das armas biológicas da Umbrella Corporation.
A primeira adaptação cinematográfica dos jogos, intitulada Resident Evil, foi lançada em 2002 e gerou uma série de seis filmes, o mais recente dos quais saiu em 2016, sendo um total fracasso, tanto de crítica quanto de público, chegando a ter fãs que foram embora na metade do filme. Raccoon City, será uma reinicialização da série que se concentra nas histórias dos jogos originais.
No podcast do site Comicbook.com, o ComicBook Nation, Roberts explicou porque não pôde incluir todos os personagens principais dos jogos. Especificamente, Roberts teve que tomar a decisão criativa de cortar o Mr. X, um vilão de Resident Evil 2 de 1998. Conhecido como Tyrant ou T-00 no jogo, o monstro humanóide é uma bio-arma originalmente criada pela Umbrella e posteriormente transportada para Raccoon City em uma missão para encontrar uma amostra do G-vírus. Apesar de sua importância em Resident Evil 2, o Tyrant não está no longa.
“A única coisa que eu queria colocar e não coloquei, simplesmente não consegui encontrar uma maneira de encaixar era o Mr. X. Há um aceno de cabeça. É difícil de ver na cena e eu estava tipo, “Basta usar essa cena”, mas não funciona no filme. E eu disse, “Ok,” com um filme você tem que realmente contar um filme adequado ao invés de apenas usar as cenas que você deseja.”
Resident Evil: Bem-Vindo a Raccoon City estreia no dia 2 de dezembro nos cinemas nacionais.