A edição 2023 do Startup Summit fechou sua 6ª edição na última sexta-feira (25) com recordes e apresentação de startups que prometem ser úteis em vários segmentos, que podem ir do agro ao gamer, sempre usando a tecnologia como uma ferramenta fundamental.
Veja também:
E uma das atrações desse evento, que promove visibilidade, networking, capacitação e negócios e que faz parte do calendário de eventos do Floripa Conecta, foi a startup Guia da Alma, uma iniciativa criada pelo jovem Rodrigo Roncaglio, que oferece uma plataforma de suporte para tratar a saúde mental de funcionários.
Questões trabalhadas pela Guia da Alma
A iniciativa trata questões sobre:
– Como falar sobre saúde mental no ambiente corporativo da maneira correta?
– Como trabalhar essas questões internas e que são únicas para cada pessoa?
– Como transformar essa busca por qualidade de vida e saúde mental em um meio para ter sucesso pessoal e profissional, bons relacionamentos e uma rotina mais feliz?
Em conversa com o Observatório de Games, Rodrigo destacou que estúdios de games também podem ser beneficiados pelo serviço. As situações conhecidas como “crunch” – período no qual os funcionários são submetidos a uma carga extra de trabalho (muitas vezes não devidamente remunerada) – são períodos muito propícios para desenvolver quadros de ansiedade, depressão, Síndrome de Burnout e outros problemas de ordem emocional.
E embora ainda haja alguma resistência para se tratar do tema, Rodrigo acredita que isso tem mudado notavelmente nos últimos anos. Perguntado sobre qual seria o cenário ideal para saúde mental dentro de um estúdio de games, Rodrigo pontuou:
“O vejo que melhor cenário é um que as pessoas cuidam da prevenção. Elas não deixam chegar num estágio severo de uma crise para buscar ajuda.” diz. “Busque ajuda todos os dias, seja com um terapeuta, onde você vai fazer um trabalho semanal, ou seja por si mesmo. Dê esse primeiro passo, conheça um pouco sobre meditação, técnicas respiratórias, que você pode aplicar na sua casa
Direito a palestra
A proposta da startup valeu um espaço para fala sobre o assunto com destaque no Startup Summit através de Liana Chiaradia, founder e CMO da Guia da Alma.
Em sua participação, a especialista em saúde mental corporativa explicou que é possível se desenvolver pessoal e profissionalmente adotando hábitos e atitudes mais saudáveis, possibilitando estar bem consigo mesmo e com as pessoas ao redor:
“Você não precisa ser positivo o tempo todo, mas viver com estresse e ansiedade também não é ‘normal’. A chave está em encontrar seu equilíbrio. Cuidar da saúde mental é um passo prioritário para quem deseja se desenvolver na vida e na carreira”, afirma Liana, que ainda pontuou questões envolvendo autoconhecimento, autorresponsabilidade, autovalorização e outras colaborações para manter a saúde mental.
é essencial para destravar diferentes aspectos da vida, sejam eles pessoais ou profissionais, e obter melhoria na saúde mental. Ela explica que este é um movimento que ocorre de dentro para fora porque contempla cinco fatores capazes de trazer impactos positivos.
Para se informar mais sobre a iniciativa, acesse o site oficial.
O Startup Summit faz parte do calendário oficial do Floripa Conecta.