jogos de tabuleiro
Imagem: Divulgação.

A era dos realities shows já se mostrou produtiva em vários segmentos do entretenimento. Seja isso casas, fazendas, praias ou qualquer lugar de confinamento, lá estão artistas, anônimos, esportistas, médicos, publicitários, donas de casa e demais ocupações tentando dar o seu melhor para o momento assistido.

E diante de tantas experimentações de convívio isolado, parece que haviam se esgotado as possibilidades, mas ainda faltava tentar algo com um segmento que só cresce: o gamer. Não faltará mais. Encabeçada pelo youtuber Renato wamberto, do canal Nerd Show, será lançado em novembro o primeiro reality da categoria, o The Great Board, focado em jogos de tabuleiro.

Em sete episódios, transmitidos semanalmente pelo Youtube e sempre no mesmo horário, o público acompanhará os jogadores se enfrentando pessoalmente em competições acirradas. Além de entregar emoção, a iniciativa deve ajudar a popularizar games de nicho, como Tikal, Barony e a Ilha do Tesouro. 

De acordo com Igor Schmidt, executivo da Brasilera Digital e responsável pelo agenciamento de Wamberto, os produtos escolhidos para cada episódio são similares aos jogos de RPG, por demandarem estratégia e raciocínio lógico, e podem levar até 3h para terminar. A iniciativa já estava modelada antes de a pandemia exigir mudanças no formato previsto. A princípio, teria plateia e personalidades convidadas. No entanto, a quarentena trouxe como vantagem o aumento da popularidade desse tipo de entretenimento. 

“Os jogos de tabuleiro tiveram um acréscimo importante nas vendas no segundo trimestre do ano; o crescimento chegou a 300%” comenta Schimidt.  Para ele, esse aumento de popularidade da categoria tende a ser refletida também no interesse das pessoas pelo programa, que pode ganhar uma nova edição se atender às expectativas de audiência e ao engajamento esperados pelos criadores.

A ideia é preencher o vazio dos eventos cancelados em 2020

Já Tiago Garcia Leal, gerente corporativo de marketing e inovação da Santa Helena Alimentos, que patrocinará a atração, o volume de espectadores reflete o tamanho do universo gamer brasileiro. “Corresponde a uma fatia muito importante do mercado nacional. O reality show ainda pode ser experimentado na tentativa de suprir uma lacuna deixada pela ausência de eventos importantes do setor, cancelados em decorrência da pandemia de coronavírus. Para nós, faz todo sentido participar, uma vez que trabalhamos para firmar, cada vez mais, a nossa marca como a oficial desse público.” pontua.

O programa vai ao ar no dia 5 de novembro, às 17h30.