Publicidade
É isso mesmo

Youtuber virtual perde contrato por fake news e vazar informações proibidas

Seria algo como uma ‘demissão’ para quem controla o personagem
Gostou? Compartilhe!
CB Casas Bahia
O personagem 'CB', das Casas Bahia, é um exemplo de Influencer virtual. (Imagem: Reprodução)
Publicidade

Muita gente ainda sequer se acostumou com a ideia de que já existem influencers virtuais, mas eles não só “existem”, como também são até “demitidos”. Foi o que aconteceu com Uruha Rushia, um personagem gráfico com mais de 1,5 milhão de seguidores e que atua como Vtuber, nome dado aos personagens virtuais que atuam como youtubers virtuais.

Veja também:

    Uruha teve seu contrato cancelado com a agência Hololive Production (que é especializada em Vtubers), porque o personagem supostamente vazou informações confidenciais, quebrando uma regra seguida por mais de sessenta outros Vtubers da empresa. De acordo com o contratante, a personagem ainda teria emitido fake news a terceiros.

    Hololive star Uruha Rushia bowing head on stream
    A personagem Uruha Rushia. (Imagem: reprodução Youtube)

    Confira os destaques da declaração da empresa-mãe da Hololive Production, Cover Corporation:

    Continua depois da Publicidade

    Em relação a ‘Uruha Rushia’, ficou claro há algum tempo que ela está distribuindo informações falsas a terceiros e vazando informações, incluindo comunicações sobre assuntos comerciais. Estamos investigando os fatos relacionados a esses assuntos.

    Com relação ao exposto, pudemos confirmar que ela se envolveu em atos que: violaram seu contrato ao vazar informações que adquiriu da empresa, bem como comunicação por SNS [redes sociais], ambos os quais ela tem a responsabilidade de proteger.

    Fez com que a empresa sofresse danos à reputação, como por meio da divulgação de falsidades para diversas partes relacionadas. Como resultado, nós, como empresa, determinamos que se tornou difícil continuar gerenciando e apoiando ela e optamos por tomar essa decisão.

    Fim do canal

    A empresa agradeceu aos fãs pelo apoio e pediu desculpas pela situação em que se viu envolvida. Contudo, atitudes mais drásticas ainda precisam ser tomadas, como providenciar detalhes sobre os reembolsos dos produtos de aniversário da personagem que foram vendidos pela Hololive production. O canal no YouTube também será encerrado no final de março.

    E o humano por trás disso?

    Pois é, por mais que o personagem tenha sua automatizações, isso está longe de acontecer como vimos aqui, e alguém ainda aperta os botões. E é justamente isso que está intrigando alguns seguidores, que já especulam outras teorias para o desligamento da Vtuber.

    Surgiram boatos sobre o status de relacionamento de Rushia com o cantor online Mafumafu (outro personagem virtual, mas isso já foi visto antes, basta lembrar da banda Gorillaz). Esse tipo de ‘namoro’ é algo que não é bem-vindo pelos contratantes, já que isso pode, dentre outras coisas, fugir do controle em algum momento.

    Banda Gorillaz, que estreou sem ninguém mostrar seu rosto e assim ficou conhecida por muito tempo.

    Tentando contornar

    12 horas antes de ser demitida, prevendo o que estaria pro vir, a pessoa por trás da personagem usou sua conta no Twitter (Mikeneko Bochi) para tentar se desculpar pelos episódios e tentar contornar a situação de algum modo, escrevendo que sentia muito por deixar todos preocupados, e que dentre outras coisas, seu coração estava despedaçado.  Contudo, nada disso foi capaz de evitar o ‘kubi’ (“pescoço” em japonês, termo também usado para uma demissão brusca).

    Já demitida, a personagem ainda falou um pouco mais sobre o caso no vídeo que pode ser conferido abaixo, onde ela promete ainda mais detalhes em breve.

    Sobre a personagem

    Estreando há dois anos e sete meses, Uruha Rushia tem mais de 1,5 milhão de inscritos no YouTube, seu perfil oficial a descreve como “uma necromante da Academia do Submundo que não é boa em se comunicar com as pessoas”. Mas agora parece que eles estão se separando, com as acusações de que ela violou os acordos de negócios no centro.

    No Brasil

    Os brasileiros ainda não tem uma experiência vasta e envolvente como a que os japoneses têm com relação aos personagens virtuais de lá, mas por aqui já se começou a investir nisso há algum tempo. Uma aposta concreta e de peso é o ‘CB’, personagem das casas Bahia conhecido por muito tempo como ‘baianinho’.

    Atualmente, o marketing da empresa evoluiu o personagem para um adolescente que atua justamente como influencer, onde ele joga videogame e reage aos conteúdos, dentre outras atividades. Leia mais sobre isso aqui.

    CONTEÚDO RELACIONADO