A Rovio anunciou que em breve removerá Rovio Classics: Angry Birds de algumas lojas. Um remake exato do jogo de quebra-cabeça de 2009, é a única versão do jogo Angry Birds original do desenvolvedor Rovio Entertainments atualmente disponível para Android e iOS. A desenvolvedora finlandesa Rovio Entertainment lançou Angry Birds no iOS em 2009.
Veja também:
Inicialmente contendo três capítulos de 21 níveis cada, a Rovio trouxe novo conteúdo por meio de uma série de atualizações gratuitas nos anos seguintes. Angry Birds foi lançado no Android em 2010 e posteriormente foi portado para outras plataformas. No entanto, a Rovio retirou da lista o Angry Birds original e outros títulos em 2019, citando problemas de deterioração de software e licenças expiradas.
O desenvolvedor lançou um remake do Unity intitulado Rovio Classics: Angry Birds no Android e iOS em 2019. No entanto, a versão Android do Rovio Classics: Angry Birds não vai durar muito mais tempo. A Rovio anunciou em um comunicado oficial no Twitter que removerá o Angry Birds do Google Play na quinta-feira, 23 de fevereiro, ou seja, downloads não serão mais possíveis.
Além disso, os usuários do iOS ainda poderão baixar o Angry Birds da App Store com seu novo nome, Red’s First Flight. No entanto, o estúdio diz que esta decisão está “pendente de revisão”. A Rovio disse que tomou essa decisão depois de examinar como Rovio Classics: Angry Birds afetou o restante de seu portfólio de jogos.
Outro usuário do Twitter posteriormente compartilhou uma captura de tela de uma resposta do gerente da comunidade, Shawn Buckelew, expandindo o raciocínio. Buckelew explicou que manter o Angry Birds original online afetou negativamente os outros jogos do estúdio.
Ele não explicou exatamente como Rovio Classics: Angry Birds era um problema para o restante do portfólio do estúdio, mas deu a entender que inibia a capacidade da empresa de trabalhar em seus títulos mais recentes.
Alguns fãs tiveram uma interpretação muito menos caridosa. Eles sugeriram que a Rovio estava retirando o jogo porque era muito popular, afastando os clientes de seus outros produtos. Notavelmente, o remake de Angry Birds custa $ 0,99 na Google Play Store e não contém compras no jogo. No entanto, este não é o caso do Angry Birds 2 da Rovio, que é gratuito, mas possui compras no jogo.
Independentemente das razões de Rovio, os fãs de Angry Birds não ficaram satisfeitos com este anúncio e expressaram sua insatisfação em suas respostas no Twitter. Uma pessoa o descreveu como um “soco no estômago” para os fãs que apoiaram a empresa comprando a versão Rovio Classics de Angry Birds.
Rovio Classics: Angry Birds está disponível para iOS e Android.