Publicidade
Saiba o motivo

Aplicativo de jogos do Facebook está sendo encerrado

O Facebook anunciou que encerrará o aplicativo Facebook Gaming em breve, encerrando seu hub dedicado de transmissão ao vivo.
Gostou? Compartilhe!
Facebook Gaming
(Imagem: Meta)
Publicidade

Dois anos atrás, o Facebook entrou no ringue de streaming de videogame com o lançamento de seu aplicativo Facebook Gaming. Com a crescente popularidade do streaming, alimentada ainda mais na época pelos bloqueios iniciais da pandemia, o Facebook viu a oportunidade de oferecer aos streamers e espectadores uma plataforma para rivalizar com Twitch e YouTube.

Agora, porém, o Facebook Gaming como uma plataforma dedicada está dando adeus a este universo, já que foi confirmado que o aplicativo será encerrado em alguns meses. A notícia desse desenvolvimento foi compartilhada em uma atualização no aplicativo que começou a circular nas mídias sociais. A atualização confirma que o aplicativo Facebook Gaming será encerrado em 28 de outubro, apenas dois anos e meio após o lançamento.

Depois disso, o aplicativo não estará mais disponível para iOS e Android, então o Facebook aconselha os usuários a baixar quaisquer dados de pesquisa enquanto ainda podem. Embora o aplicativo esteja sendo encerrado, o Facebook não está deixando de transmitir ao vivo. A atualização afirma que todo o conteúdo de streaming da plataforma estará disponível na seção Gaming do aplicativo regular do Facebook.

Continua depois da Publicidade

Enquanto isso, os usuários não móveis continuarão a poder acessar a versão baseada na web do Facebook Gaming após o desligamento. Uma coisa que a atualização não menciona é o motivo do fechamento do aplicativo, embora isso possa não ser difícil de adivinhar. Apesar de fazer um esforço considerável para se tornar um concorrente no mercado de streaming, o Facebook Gaming não teve muita sorte nesse sentido.

Um relatório recente da empresa de pesquisa Streamlabs afirma que, no segundo trimestre de 2022, apenas 7,9% de todas as horas assistidas foram no Facebook, contra 76,7% e 15,4% no Twitch e no YouTube, respectivamente. Com a empresa-mãe do Facebook, Meta, relatando enormes perdas no último trimestre, é possível que ela decida cortar custos onde puder.

É muito cedo para dizer se isso prenuncia o fechamento total do Facebook Gaming em algum momento, embora não seja a primeira vez que isso aconteça. No mesmo ano em que o Facebook lançou seu aplicativo Gaming, a Microsoft fechou seu serviço de streaming Mixer, encerrando uma corrida de quatro anos que foi auxiliada por parcerias exclusivas com streamers populares como Ninja e Shroud.

O Mixer acabou sendo absorvido pelo Facebook Gaming quando a Microsoft formou uma parceria com a plataforma. Apesar de quaisquer contratempos que possa estar enfrentando, o Facebook e a Meta continuam investindo em jogos, principalmente com a linha Meta Quest de fones de ouvido VR.

O próximo fone de ouvido Meta Quest está planejado para ser lançado em outubro e é capaz de rastrear o movimento dos olhos e as expressões faciais dos usuários, além da posição de suas mãos e cabeças.

Via: Game Rant/Twitter/Meta/Streamlabs

CONTEÚDO RELACIONADO