Como funcionam as pontuações no Cartola FC

Publicado em 19/8/2020
Publicidade

Carregando...

Não foi possível carregar anúncio

Uma das maiores dificuldades de quem inicia seu perfil no Cartola FC é certamente entender como se pontua dentro do game. A verdade é que existem muitas variantes que contribuem para esse fator antes, durante e depois das partidas, de maneira que os jogadores do game só ficarão sabendo sem mandaram bem na rodada quando tudo terminar.

Contudo, existem os critérios pré-estabelecidos que determinam as pontuações de cada esforço investido. Confira abaixo quais são eles:

Continua depois da publicidade

Carregando...

Não foi possível carregar anúncio

Pontuações

Mas afinal, o que é cada um desses scouts? Confira abaixo:

Assistência: É o último evento antes de uma finalização que resulte em gol, seja ele um passe, cruzamento, lançamento, desde que esse evento seja determinante para possibilitar a finalização. A assistência será considerada mesmo que em seu percurso a bola sofra um leve desvio em um jogador do time adversário, possibilitando a finalização. Desvios involuntários, erro de domínio ou perda da posse em lances que a bola sobra para finalização em gol do companheiro de equipe não serão computados como assistência. Saiba mais.

Desarme: ocorre quando um jogador interrompe uma jogada do time adversário por meio de uma ação clara, seja tomando-lhe a bola, interceptando um passe ou evitando um drible, mesmo que na sequência a bola saia de campo. No entanto, caso a bola volte imediatamente para posse do time que a tinha, não será considerado desarme. Bloqueios de cruzamento e finalizações não são considerados desarme.

Passe incompleto: ocorre em qualquer passe, lançamento, cruzamento, virada de jogo, cobrança de falta, escanteio, tiro de meta ou lateral que não chegue diretamente a um companheiro de time.

Finalização na trave: ocorre em finalizações nas quais a bola toca na trave, mesmo que desviada por um adversário ou pela defesa anterior do goleiro.

Finalização pra fora: ocorre em finalizações que saem pela linha de fundo, mesmo que sofram desvio de um adversário (casos de bloqueio serão computados como finalizações bloqueadas, sem pontuação no Cartola, mesmo que a bola saia para escanteio). Se o goleiro tocar na bola antes, será computada finalização defendida.

Finalização defendida: ocorre em finalizações que o goleiro defende, e a bola segue em jogo ou sai para escanteio. Também serão computadas nos casos em que um jogador de linha, como último homem, salva uma finalização na direção do gol, com o goleiro já fora do lance. Não serão consideradas finalizações defendidas as finalizações bloqueadas que chegam quase parando ao goleiro, ou que o goleiro apenas evita o escanteio.

Defesa de pênalti: Ocorre quando o goleiro efetivamente defende uma cobrança de pênalti. Cobranças diretamente na trave ou para fora não configuram defesa de pênalti.

* O técnico do time tem como pontuação a média de pontos feitos pelo seu clube.
* O Capitão do time sempre pontuará em dobro, mesmo que sua pontuação seja negativa.
* Os scouts de ataque só valem para a frente ofensiva do seu time e os scouts de defesa para a frente defensiva – veja posições e esquemas táticos.

Patrimônio

Você começa o game com C$100 (cem cartoletas) e, com esse dinheiro, você pode escalar os atletas do mercado para o seu time. O valor total do seu time – a soma do valor de cada jogador escalado – junto à quantidade de dinheiro que você ainda tem guardada é o seu patrimônio total. É com esse patrimônio que você compete para ser o mais rico do jogo nas suas ligas pessoais e na liga do patrimônio.

Cartoletas

A moeda oficial do Cartola FC é a Cartoleta (C$). As Cartoletas que você junta são utilizadas para escalar os atletas do seu time. Todo cartoleiro começa a primeira rodada com 100 Cartoletas e a cada rodada tem a chance de ganhá-las ou o risco de perdê-las através da valorização ou desvalorização dos jogadores escalados no seu time.

Valorização

A valorização de um jogador leva em consideração a sua pontuação da rodada, a média de pontuação dele ao longo do campeonato e a média de preços ao longo do campeonato, em relação à performance dos outros jogadores no mercado e a quantidade de cartoletas em circulação. Quando um jogador valoriza, isso significa que o seu valor aumentou. O contrário acontece quando ele desvaloriza.

É dessa forma que ocorre a variação no preço dos jogadores e no patrimônio dos cartoleiros.

Comparar pontuação

Você pode enfrentar outros jogadores do Cartola e ver o seu time e sua pontuação lado a lado através das parciais das disputas da liga Mata-Mata e da comparação de pontuações e parciais. Para isso, é necessário que ambos os jogadores tenham escalado os seus times ao menos uma vez durante a temporada.

Caso um dos jogadores nunca tenha escalado o seu time, não será possível fazer a comparação.

Leia também:

Publicidade

Carregando...

Não foi possível carregar anúncio