O Google ofereceu à Epic Games US$ 147 milhões para trazer Fortnite para a Play Store. A existência dessa proposta atraente é apenas a última revelação decorrente do processo antitruste da Epic contra o Google, que está atualmente em julgamento. Após anos de preparativos, a Epic e o Google começaram a se enfrentar no tribunal em 6 de novembro.
Veja também:
O litígio decorre da decisão da Epic em agosto de 2020 de atualizar a versão Android do Fortnite com compras no aplicativo (IAPs) que contornaram a Play Store e, consequentemente, o então- corte fixo de 30% na receita. Isso levou a gigante da Internet a banir o jogo Battle Royale de sua loja. Pouco tempo depois, a Epic processou o Google pela remoção da Fortnite na Play Store, alegando violações antitruste.
Apesar de recusar a oferta do Google, a Epic lançou Fortnite na Play Store dois anos depois
Embora a Epic tenha recusado a oferta na época, ela reverteu sua estratégia de distribuição do Android apenas dois anos depois, tendo finalmente lançado Fortnite na Google Play Store em abril de 2020. Naquela época, o desenvolvedor insinuou que o Google o armou fortemente para trazer o jogo para sua plataforma reclamando dos incessantes avisos de segurança que os usuários receberiam ao tentar instalar o Fortnite baixando seu arquivo APK direto do site da empresa.
Demorou apenas quatro meses para a Epic decidir contornar a estrutura de pagamento do Google, forçando assim a proibição do jogo na Play Store e obtendo motivos para processar a gigante da tecnologia. Oferecer-se para pagar pela estreia do Fortnite na Play Store pode não ter sido a única maneira pela qual o Google tentou resolver a oposição da Epic às taxas de desenvolvedor móvel.
De acordo com uma versão anteriormente não editada do processo antitruste, o Google considerou comprar a Epic Games porque percebeu sua resistência à Play Store como uma grande ameaça à vitrine do Android e ao seu modelo de negócios.
O fabricante do Fortnite já entrou com um processo semelhante contra a Apple, que perdeu em nove entre dez acusações após um veredicto de apelação em abril de 2023. A única disposição que conseguiu vencer rendeu uma liminar contra a Apple que a obrigou de impedir que desenvolvedores de aplicativos coletassem informações do cliente e redirecionando usuários para sites externos para concluir compras de aplicativos.
A Apple pediu à Suprema Corte dos EUA que revisasse essa concessão em setembro de 2023.
Fortnite está disponível para: PC, iOS, Mobile, Xbox One, Android, PS5, Xbox Series X, Xbox Series S, Switch.