Rumor: Steam terá um console portátil desenvolvido pela Valve

Segundo noticiado, a Valve está preparando um protótipo parecido com o Nintendo Switch.

Publicado em 26/5/2021
Publicidade

Carregando...

Não foi possível carregar anúncio

A Valve está se preparando para entrar no mercado de hardware mais uma vez, desta vez com um novo PC portátil para jogos “tipo Switch” que pode ser lançado no final do ano. A informação veio através do site Ars Technica, que fez a descoberta de um novo código relacionado ao hardware, referindo-se a um dispositivo misterioso conhecido como “SteamPal“, na versão mais recente do Steam.

Citando “várias fontes familiarizadas com o assunto”, a Ars Technica afirmou que este dispositivo (cujo nome final não foi confirmado) é um novo PC para jogos portátil completo desenvolvido pela Valve que possui controles de gamepad e uma tela sensível ao toque em um formato semelhante ao da Nintendo Alternar, embora sem controladores destacáveis.

Continua depois da publicidade

Carregando...

Não foi possível carregar anúncio

SteamPal, ou o que quer que acabe sendo chamado, foi projetado para rodar um grande número de jogos na plataforma Steam PC via Linux, e pode “encaixar” no um monitor por meio de sua porta USB Type-C. O Ars Technica disse ainda que o dispositivo portátil da Valve está em estágio de protótipo, com recursos sujeitos a alterações. No entanto, provavelmente incluirá um sistema em um chip da Intel ou AMD, e pelo menos um protótipo, considerado “bastante amplo” em comparação com o Switch. Ele ostenta “um conjunto padrão de botões e gatilhos de gamepad, junto com um par de joysticks e pelo menos um touchpad do tamanho de um polegar”.

Não houve nenhuma palavra sobre o valor potencial do dispositivo, e nenhuma indicação se a Valve pretende posicionar seu suposto portátil como um concorrente do Switch ou como uma alternativa portátil mais cara, porém mais poderosa, e o Ars Technica informou que o lançamento de fim de ano anunciado por suas fontes ainda pode ser bloqueado se surgirem problemas da cadeia de abastecimento.

Curiosamente, como Ars Technica observa, Gabe Newell da Valve recentemente respondeu a uma pergunta sobre os jogos da empresa chegando aos consoles durante uma conversa em painel em uma escola da Nova Zelândia, enigmaticamente dizendo aos participantes: “Você terá uma ideia melhor disso no final ano… e não será a resposta que você espera.”

Será esta a primeira provocação oficial do Valvendo Gabe Boy? O tempo (e também a Valve) dirá.

Via: Eurogamer/Ars Technica

Siga o Observatório de Games nas redes sociais

Publicidade

Carregando...

Não foi possível carregar anúncio