Publicidade
Saiba mais

Sony espera minimizar os efeitos da defasagem em futuros títulos para celular

Nova patente da Sony promete ajudar jogadores a não ter problemas com seus títulos enquanto jogam no mobile
Gostou? Compartilhe!
Sony Celular
(Imagem: Sony)
Publicidade

Os jogos em nuvem parecem ser a próxima grande novidade para a Sony e a Microsoft. Serviços de assinatura como PlayStation Now e Xbox Game Pass permitem que os jogadores baixem ou transmitam centenas de títulos para seus consoles ou PCs. Ele também abre a porta para a possibilidade de trazer jogos de console e com qualidade de PC para dispositivos móveis.

No entanto, existem alguns obstáculos que ambas as empresas precisam superar antes de transformar esse potencial em realidade. A Sony, pelo menos, parece estar fazendo alguns movimentos nessa direção. A gigante da eletrônica recentemente entrou com um pedido de patente para um sistema projetado para minimizar o atraso e a perda de dados durante a transmissão para dispositivos móveis.

A patente da Sony é uma das várias destinadas a melhorar a experiência de jogos em nuvem em geral e streaming 5G em particular. Conforme explica o documento de patente, existem vários problemas exclusivos das conexões móveis. A velocidade da conexão diminui à medida que os usuários chegam da torre sem fio mais próxima, e pode haver perda momentânea ou lentidão da conexão ao fazer a transição de uma torre sem fio para outra.

Continua depois da Publicidade

Embora essas lentidões possam parecer pequenas, elas podem ser significativas considerando a quantidade de dados que os jogos em nuvem exigem. Há também o problema de perda de dados caso o usuário saia do alcance, entre em um túnel ou perca a conexão com a Internet. Também pode ser difícil para os jogadores saberem quando estão entrando em uma zona de interrupção.

A patente mais recente de jogos em nuvem da Sony descreve um “Módulo de correção de perda preventiva” destinado a atenuar esses problemas. O módulo em questão é um sistema dentro da rede de jogos em nuvem mais extensa que tenta prever possíveis problemas de conexão e tomar medidas para minimizar seu efeito na experiência de jogo do jogador. Isso inclui o Módulo que coleta dados para desenvolver um mapa de interrupções. A rede da Sony irá então verificar a localização do usuário para determinar se é provável que ele encontre lentidão ou perda de conexão.

Como ele funciona

A patente então descreve como o sistema pode usar esse aviso antecipado para mitigar a perda de dados e problemas de latência por vários meios. Isso inclui notificar o jogador sobre possíveis problemas de rede e ajustar o desempenho do jogo em tempo real para compensar o atraso esperado. Tais ajustes podem consistir na redução da largura de banda do sinal para aumentar a velocidade efetiva da conexão.

Em casos mais graves, o Módulo de Correção de Perda Preemptiva pode pausar o jogo do jogador até que ele encontre uma conexão mais estável. O sistema da Sony também salvará automaticamente o jogo do jogador se houver probabilidade de queda na conexão.

Há um limite para o que o Módulo de Correção de Perdas pode gerenciar. A patente da Sony não afirma que irá prevenir a perda de conexões, e há pouco que a Sony possa fazer para atualizar a infraestrutura existente diretamente. No entanto, presumindo que o sistema da Sony funcione conforme o esperado, ele pode melhorar significativamente o desempenho dos jogos transmitidos para dispositivos móveis.

Via: Game Rant/Sony

CONTEÚDO RELACIONADO