Nesta semana, veio à tona uma notícia que está repercutindo e alarmando usuários do sistema Android. Descoberto pela Kaspersky, empresa especialista em segurança cibernética, trata-se do Fleckpe, um novo malware que é capaz de inscrever usuários em serviços premium sem autorização.
Veja também:
O golpe
Como um legítimo cavalo de Tróia, a praga virtual se disfarçava de alguns Apps legítimos, que eram oferecidos dentro da própria Google PlayStore. Após ser instalado no celular, o programa malicioso começava a agir sem que o proprietário notasse.
Uma vez no sistema, o Fleckpe coletava informações do aparelho e aproveitava os dados para inscrever o telefone em serviços de assinatura pagos. Altamente eficiente, a mannobra cancelava até as mensagens de notificação que seriam exibidas no celular.
Com tantas assinaturas em mãos, os golpistas poderiam usar esses acessos de maneiras variadas, além de poder efetivamente se beneficiar dos dados coletados nos celulares de uma maneira geral.
O estrago
De acordo com a kasperSky, a estimativa é que o problema pode ter afetado cerca de 600 mil telefones. A maioria das vítimas reside em países como Malásia, Cingapura, Tailândia, Indonésia e Polônia, mas a empresa afirma que há estragos feitos em todo o mundo.
Como descobrir o golpe
Existem basicamente duas maneiras de descobrir e consequentemente de livrar da praga cibernética. A primeira delas é conferir o saldo digital que o usuário tem na Google Store e verificar se condiz com o consumo feito nos últimos tempos.
A outra e conferir a lista de Apps abaixo que o Malware usou para se disfarçar. Recomenda-se que os Apps abaixo sejam DELETADOS imediatamente do celular. Confira abaixo:
- com.impressionism.prozs.app
- com.picture.pictureframe
- com.beauty.slimming.pro
- com.beauty.camera.plus.photoeditor
- com.microclip.vodeoeditor
- com.gif.camera.editor
- com.apps.camera.photos
- com.toolbox.photoeditor
- com.hd.h4ks.wallpaper
- com.draw.graffiti
- com.urox.opixe.nightcamreapro
Importante
Os Apps falsificados acima já não estão mais disponíveis para download na loja oficial do Android. Desta maneira, caso o usuário queira baixar alguns dos conteúdos em questão, a plataforma agora está somente com a versão legítima. Até o momento, não se sabe se o Fleckpe está em mais programas.