Se fosse em outra época, esta vaga de trabalho da Netflix seria uma das melhores coisas já vistas, ainda mais atualmente com tantas empresas fazendo demissões. Mas, infelizmente é uma vaga que irá com certeza abrir discussões já que é para Gerente de IA. Esta vaga que está sendo anunciada mundialmente vem descrita da seguinte maneira (via Instagram):
Veja também:
“A Netflix está em busca de um gerente de produto para impulsionar o uso interno de inteligência artificial (IA). O salário oferecido para o cargo varia de US$ 300 mil a US$ 900 mil por ano, e o profissional será responsável por desenvolver a “visão estratégica” para o uso de #IA na plataforma de aprendizado de máquina da Netflix.” Clique aqui para ver a vaga.
Por que esta vaga da Netflix é um tapa na cara da indústria de entretenimento?
Atualmente os EUA vivem uma das maiores greves do setor, ou seja, roteiristas e atores pararam e isso deve durar um bom período. E como muitos sabem, jogos também possuem roteiristas e atores que trabalham no desenvolvimento destes. O contrato é diferente, mas a profissão continua a mesma. E um dos detalhes que está sendo discutido é justamente o uso da IA, ou mais precisamente, o aprendizado de máquina.
O ator brasileiro Eduardo Muniz que mora nos EUA há 10 anos e atualmente dublou um dos personagens de Fortnite, falou a respeito da greve e o uso de IA. Para aqueles que apenas jogam ou assistem a filmes é séries pode parecer algo bobo. Mas imagine que o universo te chamou para trabalhar com Hideo Kojima, onde você além de dar a sua voz, também terá o seu corpo ali incorporado ao jogo!
É ótimo e maravilhoso! Ainda mais porque ganhou um belo dinheiro para isso. Só que ‘graças’ ao uso da IA, alguém simplesmente se aproveitou de sua voz e corpo e está utilizando no próprio jogo, que também virou uma adaptação para série. E simplesmente, como não existe regra, você não irá receber nada!
Este é o tapa na cara da Netflix para uma discussão muito séria que mexe não apenas com o bolso, mas também com o futuro de toda uma indústria. Não participar dessas discussões e simplesmente soltar algo assim, pode ser muito perigoso. Lógico que pode ser para algo mais simples como apenas saber o que você assiste, mas a Netflix é uma empresa produtora, e as produtoras estão nesta discussão.