Netflix confirma que entrou para a indústria de jogos e irá rivalizar com PS Plus e Xbox Game Pass

Netflix afirma que seu serviço irá bater de frente com as poderosas plataformas do Playstation e Xbox.

Netflix jogos
Publicidade

Netflix é sinônimo de plataformas de streaming para filmes e programas de televisão. Embora muitos serviços como Hulu, HBO Max e Disney+ tenham surgido em seu rastro, a Netflix ainda comanda uma fatia dominante do bolo de serviços de streaming. Apesar de seu tamanho impressionante, a empresa também conseguiu continuar a crescer, embora tenha relatado menos crescimento do que o esperado no relatório trimestral mais recente da empresa. Isso fez com que a Netflix visse vários caminhos para encontrar um crescimento contínuo no futuro, além de sua lista de filmes, programas e especiais stand-up originais.

A forma mais recente pela qual a empresa anunciou que faria isso é oferecendo jogos na Netflix. O anúncio ainda é muito novo, e a empresa não deu muitas informações sobre como tudo funcionará. No entanto, o alcance substancial da Netflix e a base atual de assinantes colocam a empresa em uma excelente posição para entrar no setor de jogos. Sua posição à frente do novo recurso é tão boa, na verdade, que poderia muito bem rivalizar com os serviços existentes como Xbox Game Pass e PlayStation Plus.

1. Xbox Game Pass e PlayStation Now: as plataformas a serem batidas

O Xbox Game Pass é uma força enorme na indústria de jogos. O serviço oferece aos jogadores acesso a centenas de títulos no Xbox e PC por um custo modesto de assinatura mensal. O Xbox e a Microsoft têm investido pesadamente no serviço para atrair lançamentos de alto nível para o serviço, ao mesmo tempo que revelam que o Xbox Game Pass seria totalmente integrado ao Windows 11.

Continua depois da publicidade

O serviço também promete apresentar todos os títulos originais do Xbox no dia em que eles são lançados em consoles Xbox e PC. A plataforma se tornou tão sinônimo de serviços de assinatura na indústria de jogos que é freqüentemente referida como a Netflix de games, enquanto outros serviços de assinatura, como o Apple Arcade, são definidos como semelhantes ao Xbox Game Pass.

Além disso, com o poder do Xbox Cloud Gaming, o Xbox Game Pass também começou a se mover para outras plataformas. O Xbox Cloud Gaming permite que os jogadores joguem uma lista crescente de jogos Xbox Game Pass em telefones celulares e até mesmo em PCs. Isso permite que os jogadores ingressem no ecossistema do Xbox mesmo sem um console Xbox, ao mesmo tempo que permite que os jogadores sem hardware de PC sério ou console joguem alguns dos maiores e mais novos jogos AAA.

O mais próximo analógico que o PlayStation tem do Xbox Game Pass é o programa PlayStation Now. O PS Now dá aos jogadores acesso a centenas de jogos para jogar no PlayStation 4 ou no PlayStation 5. Os jogadores podem baixar ou transmitir os jogos em seu console enquanto também podem transmiti-los no PC.

2. Os planos da Netflix

Com o anúncio da Netflix de que a empresa entrará no mercado de jogos, há muitas dúvidas sobre como a empresa irá abordá-lo. Ainda não há muitas informações sobre como serão seus esforços, mas a Netflix confirmou que contratou Mike Verdu como seu vice-presidente de desenvolvimento de jogos. Verdu é mais conhecido por vir do Facebook, onde era responsável por trabalhar com desenvolvedores para criar jogos para o headset Oculus VR.

Embora haja poucas informações oficiais sobre a abordagem da Netflix para jogos, tem havido alguns vazamentos que podem apontar para as ideias da empresa. Alegadamente, o serviço pretende lançar as suas ofertas de videojogos no próximo ano, o que poderá ter um grande impacto na sua recepção. Vazamentos internos também dizem que as ofertas aparecerão no serviço como uma nova categoria de programação semelhante a Comédias ou Programas de Terror.

O recurso sendo uma nova categoria aponta para o recurso totalmente integrado à plataforma Netflix, enquanto a fonte também afirma que a Netflix não está planejando aumentar seu custo de assinatura com o lançamento do novo recurso. No entanto, ele pode ser usado para justificar um aumento no custo da assinatura no futuro. Isto também aponta para o recurso que funciona de forma semelhante ao Google Stadia, o que pode ser positivo e negativo para a introdução da Netflix na indústria de jogos.

3. Como a Netflix poderia rivalizar com o Xbox Game Pass e o PlayStation Plus

Embora o Xbox Game Pass e o PlayStation Now já estejam estabelecidos na indústria, a Netflix tem algumas vantagens sobre esses serviços. A principal é a considerável base de usuários da Netflix. Muitos consumidores que estarão interessados ​​em experimentar o serviço de jogos da empresa já terão a Netflix e poderão experimentá-lo com uma barreira de entrada muito baixa.

Isso fará com que o serviço de jogos tenha quase imediatamente uma grande base de usuários que pode rivalizar com os serviços já estabelecidos quando for lançado. Outra vantagem da Netflix é que demonstrou capacidade de financiar muito conteúdo original. Assim como o Xbox Game Pass recebe novos títulos ao serviço todos os meses, a Netflix já obtém um volume maior de novos filmes e programas todos os meses e poderia possivelmente financiar um movimento semelhante para games.

Outra vantagem que a Netflix tem sobre o Xbox Game Pass e o PlayStation Now é que não requer nenhum hardware. Claro, Xbox Game Pass e PlayStation Now estão disponíveis em sistemas diferentes de seus consoles associados, mas, no caso do Xbox Game Pass, alguns de seus títulos só estão disponíveis quando totalmente baixados e sua biblioteca é dividida entre consoles Xbox e PC.

O serviço da Netflix presumivelmente estará disponível em plataformas como PC, celular e até mesmo esses mesmos consoles quando for lançado. Consoles e placas de vídeo de nova geração têm sido incrivelmente difíceis de encontrar como resultado da pandemia do coronavírus, e a escassez de chips deve durar até 2023. A Netflix já é capaz de suportar streaming e não requer nenhum hardware para os jogos, o que permitirá que a empresa contorne completamente a escassez, o que pode lhe dar uma grande vantagem.

Claro, só o tempo dirá que forma os esforços da Netflix no setor terão e quão bem eles se sairão. Outras empresas, como a Amazon, também estão tentando entrar na indústria de jogos, tanto com o desenvolvimento de títulos originais quanto com o lançamento do serviço de streaming de jogos Amazon Luna. Será interessante ver como cada uma das empresas se sairá, e pode muito bem ser que a indústria de jogos seja muito diferente em um ou dois anos.

Via: Game Rant/Techtimes/Forbes

Publicidade
© 2021 Observatório de Games | Powered by Grupo Observatório
Site parceiro UOL
Publicidade