Toda vez que um jogo é atrasado na era online moderna, uma citação é compartilhada atribuída a Shigeru Miyamoto. “Um jogo atrasado acaba sendo bom, mas um jogo apressado é sempre ruim.” Diz que a citação deriva do trabalho de Miyamoto em The Legend of Zelda: Ocarina of Time, anunciado em 1995 e lançado em 1998, mas há apenas um problema. Ninguém parece encontrar evidências de que Shigeru Miyamoto realmente tenha dito isso. Além disso, ninguém sabe realmente de onde veio a citação.
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Uma nova discussão em torno da citação e se ela é atribuída corretamente a Miyamoto começou no Twitter recentemente, quando Javed Sterritt, do canal Good Blood no YouTube, disse a seus seguidores que daria US $ 100 para quem pudesse encontrar a origem da citação. A tarefa foi então assumida por Ethan Johnson, pesquisador independente de jogos e criador do The History of How We Play.
A pesquisa de Johnson, até agora, encontrou uma variedade de evidências confusas em torno da origem da citação, sem nenhuma indicação até agora de que ela tenha origem em Miyamoto. A conversa começou com o que Johnson inicialmente acreditava ser a primeira instância do uso da citação em uma publicação de videogame.
Em uma edição da revista GameFan publicada em junho de 1998, sobre o desenvolvimento de Unreal, o produtor da GT Interactive, Jason Schreiber, foi citado dizendo: “Um bom jogo só está atrasado até ser lançado, um jogo ruim é ruim para sempre”. Johnson então mostrou que essa citação exata foi postada na Usenet em novembro de 1998, atribuída não a Schreiber, mas ao estúdio Rare da Nintendo (na época).
Então, as coisas espiralaram. Johnson conseguiu encontrar outra citação de revista no artigo da Next Generation sobre The Legend of Zelda: The Ocarina of Time de junho de 1998, dizendo que a Nintendo vive pelo mantra: “Um jogo atrasado só é atrasado até ser lançado. Um jogo ruim é ruim para sempre.” Esta citação foi descrita como “postada na parede de uma casa de desenvolvimento”, mas não necessariamente da Nintendo.
Pode ser daí que vem a confusão, pois é o único exemplo da citação ligada ao desenvolvimento de The Legend of Zelda: Ocarina of Time. Johnson até fornece exemplos da Usenet onde os fãs de videogame falam sobre o artigo. Há até um que atribui a citação à Nintendo. Poderia facilmente ter se tornado um exemplo de um jogo de telefone que durou décadas.
Quanto à origem da citação, ainda é um mistério. Johnson encontrou um uso anterior da citação, desta vez de uma edição de 1997 da GamePro sobre o atirador da Sony, Blasto. O artigo não tem autor fornecido e descreve a citação: “Um jogo atrasado só está atrasado até ser lançado. Um jogo ruim é ruim para o resto da vida”, como um “bordão da indústria”. Tudo o que está claro é que a citação parece ter sido usada antes de 1997 e que não há evidências de que tenha se originado na Nintendo ou de Shigeru Miyamoto.