Os créditos do novo Metal Gear Solid: Master Collection Vol. 1 não inclui uma menção direta a Hideo Kojima, que é o criador, roteirista e diretor de longa data da série de ação furtiva. Antes de estabelecer seu próprio estúdio, Kojima Productions, em 2015, Kojima passou quase 30 anos na Konami, onde trabalhou na série Metal Gear, entre muitos outros projetos.
Veja também:
Depois de uma separação complicada com a editora, parece que a própria Konami ainda não procura reconhecer Kojima por seus esforços anteriores de novas maneiras. Relatado originalmente pelo VGC, os créditos de Metal Gear Solid: Master Collection Vol. não inclui o nome de Kojima ou de qualquer outra pessoa que ajudou a contribuir para os títulos.
Em vez disso, os créditos vão tão longe a ponto de agradecer a “todos os funcionários e fãs originais da série Metal Gear”, sem acrescentar mais nada. Embora o próprio Kojima não tenha ajudado a trabalhar nesta Master Collection de forma alguma, ainda é um pouco bizarro ver a pessoa mais icônica da franquia Metal Gear Solid não receber nenhum tipo de agradecimento especial.
É importante notar que os créditos originais de Metal Gear Solid, Metal Gear Solid 2: Sons of Liberty, Metal Gear Solid 3: Snake Eater e todos os outros títulos desta Master Collection ainda estão incluídos e ainda listam Kojima e os outros desenvolvedores que trabalharam nesses jogos. Para esse fim, esta mudança por parte da Konami não é necessariamente flagrante, mas apenas destaca ainda mais a divisão que parece existir entre a empresa e Kojima.
Metal Gear Solid: Master Collection Vol. 1 será lançado em 24 de outubro para o PlayStation 5, Nintendo Switch, PlayStation 4, Xbox Series X e Series S, Microsoft Windows.