Publicidade
Dia do Mario

MAR10 Day: Confira 10 dos melhores jogos do Mario para jogar agora

Prepare-se para passar o Dia do Mario com estes 10 melhores jogos da mascote da Nintendo
Gostou? Compartilhe!
Dia do Mario
(Imagem: Nintendo)
Publicidade

Hoje, 10 de março, é comemorado o Dia do Mário, ou o MAR10 DAY. É um grande dia para os fãs da mascote da Nintendo e como tal, vários destes irão fazer algo diferente, mas o principal é jogar os títulos do bigodudo. E se está na dúvida de quais jogos deveria jogar, separamos 10 dos melhores games do Mario para você jogar agora! A lista é aleatória.

10. Super Mario Land 2: 6 Golden Coins (GB)

Super Mario Land 2: 6 Golden Coins é um jogo eletrônico de plataforma, lançado em 1992 para Game Boy, continuação de Super Mario Land. Em Super Mario Land 2, o jogador assume o papel do protagonista Mario, cujo principal objetivo é recuperar sua ilha pessoal, Mario Land, das garras de seu ganancioso rival Wario.

9. Super Mario Maker (Wii U)

Super Mario Maker é um game que permite a criação e o compartilhamento de fases da série Super Mario usando o GamePad do Wii U. Jogadores podem basear seus níveis na jogabilidade e elementos visuais de Super Mario Bros., Super Mario Bros. 3, Super Mario World e New Super Mario Bros. U, com suas respectivas mudanças nos gráficos, mecânica e física de jogo. Alguns elementos estão limitados a estilos específicos, enquanto outros foram adicionados mesmo inexistentes nos jogos originais, como os Bus no Super Mario Bros.

Continua depois da Publicidade

8. Super Mario Maker 2 (Switch)

Como seu antecessor, Super Mario Maker 2 é um jogo eletrônico de plataforma side-scroller no qual os jogadores criam seus próprios cenários usando elementos da série Super Mario e os publicam online para outros jogarem. Os jogadores podem escolher entre uma seleção de jogos anteriores da série Super Mario para basear o estilo visual e a jogabilidade de seu cenário, incluindo Super Mario Bros. (1985), Super Mario Bros. 3 (1988), Super Mario World (1990), New Super Mario Bros. U (2012) e um recém-introduzido tema do Super Mario 3D World (2013).

A mecânica de jogo e os comportamentos do inimigos podem variar entre os estilos, com alguns elementos sendo limitados a estilos específicos. A sequência adiciona vários recursos e ferramentas, incluindo elementos e um tema de cenário baseado em Super Mario 3D World. Este tema é especialmente diferente dos outros quatro, com muitos recursos e mecanismos de jogabilidade exclusivos para ele.

Ele também introduz modos multijogador locais e on-line, incluindo uma criação cooperativa, em que até dois jogadores podem criar cenários juntos ao mesmo tempo; além de permitir que até 4 jogadores concluam fases on-line, de forma cooperativa ou competitiva.

7. Super Mario 3D World + Bowser’s Fury (Switch)

Bowser’s Fury é um jogo eletrônico de plataforma de mundo aberto no qual o jogador, como Mario, completa desafios, coletando “Cat Shines” para libertar a Lake Lapcat de uma gosma preta controlada por Bowser. Sua jogabilidade central é semelhante à do jogo de plataforma Super Mario 3D World de 2013, ao mesmo tempo que adota elementos introduzidos em Super Mario Odyssey.

6. Super Mario 64 (N64)

Super Mario 64 é um jogo eletrônico de plataforma tridimensional (3D) no qual o jogador controla Mario através de várias fases. Cada fase é um mundo aberto, no qual o jogador é livre para passear em todas as direções e explorar o ambiente sem limites de tempo. Esses mundos estão cheios de inimigos que atacam Mario, bem como criaturas amigáveis ​​que fornecem assistência, informações ou pedem um favor (como no caso dos amigáveis Bob-bombas cor-de-rosa).

5. Super Mario Odyssey (Switch)

Em Super Mario Odyssey, o jogador joga como Mario em suas aventuras por terras além do Reino dos Cogumelos com o auxílio de um novo personagem introduzido no jogo, o Cappy. Esse “chapéu vivo” garante um novo acréscimo à dificuldade e a dinâmica já vista nos jogos anteriores, pois além de ser uma forma de ataque além do seu tradicional pulo, ele dá também a habilidade de “capturar” os carismáticos inimigos da série e alguns objetos.

A nova mecânica funciona da seguinte maneira: ao chacoalhar os Joy-Cons ou apertar um simples botão, Cappy é arremessado e volta para a cabeça de Mario automaticamente, apenas se não encostar em algo que ele possa interagir.

Há também vários outros simples movimentos com os Joy-Cons que fazem o chapéu rodear o cenário de maneiras diferentes, sendo útil de várias maneiras, como por exemplo a possibilidade de coletar moedas eliminar inimigos ao seu redor com mais rapidez. As mecânicas já vistas anteriormente como o “Salto Bomba” e o “Salto Escalada” também estão presentes no jogo.

4. Super Mario Galaxy 2 (Wii)

A jogabilidade de Super Mario Galaxy 2 parece ser similar a Super Mario Galaxy, com um foco em plataforma baseado e em torno dos planetas 3D de tamanhos e de paisagens de variação. Os power-ups do 1º jogo como a Bee Suit estão de volta, junto com o star sling para a navegação interplanetária, e os dirigíveis operados por Bowser e Bowser Jr. em seu antecessor.

3. Super Mario Galaxy (Wii)

Super Mario Galaxy é um jogo eletrônico de plataforma que se passa no espaço sideral, em que Mario viaja por diferentes galáxias com o objetivo de coletar Estrelas do Poder, adquiridas ao completar missões, derrotar chefões ou alcançar uma área específica.

Cada galáxia contém planetoides e estruturas em órbita para o jogador explorar. Cada corpo celeste tem sua própria gravidade, permitindo que o jogador circunavegue os planetoides, ande lateralmente ou de cabeça para baixo. O jogador também pode pular de um objeto independente e cair em direção de outro. Apesar do jogo ser primariamente tridimensional, há algumas áreas em que a jogabilidade limita o movimento dos jogadores a um plano bidimensional.

2. Super Mario Bros. 3 (NES)

Super Mario Bros. 3 é um jogo eletrônico de plataforma com rolagem lateral bidimensional (2D) no qual o jogador controla Mario ou Luigi. Suas mecânicas de jogo são semelhantes às vistas nos jogos anteriores da série, como Super Mario Bros. e Super Mario Bros.: The Lost Levels, enquanto introduz vários elementos novos.

Além da possibilidade de correr e pular como seus antecessores, o jogador pode deslizar por plataformas ladeiradas, bem como pegar e arremessar blocos especiais. Mario também pode voar e flutuar com a ajuda de um power-up.

O mundo do jogo consiste em oito reinos, cada um subdividido em várias fases. Esses reinos apresentam aspectos visuais distintos: por exemplo, o segundo reino, “Desert Land”, contém fases cobertas de areia com pirâmides, enquanto as fases do quarto reino, “Giant Land”, contém obstáculos e inimigos quatro vezes maiores do que seu tamanho normal.

1. Super Mario World (SNES)

Super Mario World é um jogo eletrônico de plataforma 2D de rolagem lateral, no qual o jogador controla os protagonistas Mario ou Luigi. Sua jogabilidade é semelhante à dos títulos anteriores da série Super Mario – Super Mario Bros., Super Mario Bros. 2 e Super Mario Bros. 3 – mas introduz novos elementos. Além de correr e pular, o jogador também pode voar com o auxílio de itens especiais e executar novos tipos de saltos, como o salto giratório. O jogo possui 96 saídas de fases no total.

Via: Nintendo/Nintendolife/Nintendo Wiki/Reddit/ResetEra/Wikipedia

CONTEÚDO RELACIONADO