A Nintendo não emprega mais o ex-chefe de operações russas da empresa, Yasha Haddaji, revelou a Eurogamer. O último dia de Haddaji como funcionário da Nintendo foi em 31 de maio. A notícia chega um mês depois de ter sido relatado que Haddaji havia importado cópias de Metroid Prime Remastered para a Rússia por meio de uma empresa paralela, contornando a proibição oficial de vendas da própria Nintendo.
Veja também:
“O contrato do Sr. Haddaji com a Nintendo terminou em 31 de maio”, confirmou um porta-voz da Nintendo da Europa à Eurogamer após ser solicitado a comentar. No entanto, a Nintendo ainda trabalhará com Haddaji por meio do mesmo negócio paralelo, Achivka, que agora atuará como fornecedor de suporte ao cliente da Nintendo no país.
No mês passado, o site do Eurogamer publicou um relatório sobre o estado atual das operações da Nintendo na Rússia. A Nintendo interrompeu oficialmente as remessas de produtos para o país em março de 2022, após a invasão da Ucrânia pela Rússia.
Na época, a Nintendo negou ser afiliada à Achivka e disse que “não tinha envolvimento em atividades paralelas de importação na Rússia”, apesar do fato de a Achivka ser propriedade de Haddaji, então funcionário da Nintendo, e ter seu endereço comercial oficial listado como o mesmo e como a própria sede da Nintendo na Rússia. Também é de propriedade de outro funcionário da Nintendo Rússia – gerente de eventos corporativos Ksenia Kachalova.
Resposta da Nintendo ao Eurogamer
A Nintendo disse anteriormente à Eurogamer que estava ativa na Rússia apenas para continuar “exigências legais, contratuais e administrativas” e que a maioria dos funcionários baseados em Moscou havia sido demitida “por acordo mútuo”. Mas alguns, incluindo Haddaji, permaneceram nos livros da empresa.
Quando questionado especificamente sobre o emprego de Haddaji, a Nintendo confirmou à Eurogamer que ele ainda era um membro da equipe da Nintendo, apesar de suas atividades com Achivka, que ele parecia estar executando no mesmo prédio.
De fato, a Nintendo confirmou que a empresa de Haddaji estava sendo considerada uma potencial fornecedora de serviços de reparo e garantia para produtos da Nintendo que já haviam sido vendidos na Rússia.
Agora, essa relação foi oficializada.
“Para honrar os compromissos anteriores com nossos clientes e garantir a continuidade do serviço, a Nintendo firmou uma cooperação temporária com a empresa LLC Achivka [de Haddaji] como fornecedora oficial para reparo e garantia de produtos Nintendo que já haviam sido vendidos no mercado russo”, confirmou a Nintendo ao Eurogamer.