O presidente da Nintendo, Shuntaro Furukawa, está abordando os recentes rumores em torno do próximo console da empresa. O Nintendo Switch tem sido um grande ganhador de dinheiro por quase sete anos até o momento em que este artigo foi escrito, tendo sido coroado como um dos consoles de videogame mais vendidos de todos os tempos, graças à sua nova natureza híbrida console/portátil e uma infinidade de exclusividades originais de grande sucesso, como The Legend of Zelda: Tears of the Kingdom e Super Mario Bros.
Veja também:
É claro que todas as coisas boas devem chegar ao fim, e já se fala que a Nintendo passará para o aparentemente inevitável sucessor do Switch, mais cedo ou mais tarde. Os últimos anos foram repletos de rumores e especulações em torno do próximo sistema Nintendo, que supostamente combinará a funcionalidade multitela do Switch com hardware gráfico atualizado no mesmo nível do PlayStation 5 e Xbox Series X.
Muitos membros da indústria estão afirmando que este chamado console “Switch 2” pode chegar ao mercado já em 2024, e alguns desenvolvedores AAA já estão trabalhando em jogos para ele. Um boato especialmente grande é que a Nintendo demonstrou seu novo sistema nos bastidores durante o evento Gamescom 2023 deste ano e que executou a demonstração tecnológica Matrix Awakens Unreal Engine 5 de 2021.
Presidente da Nintendo nega boatos do Nintendo Switch 2
Este pode não ter sido o caso, no entanto. O presidente da Nintendo, Shuntaro Furukawa, falou recentemente sobre o boato da Gamescom 2023 em uma teleconferência financeira, que foi redigida pelo site de jogos japonês Mainichi e traduzida pelo Nintendo Everything. “Os rumores online que parecem ser informações públicas não são precisos”, afirmou Furukawa, sugerindo que o Switch 2 não foi exibido na Alemanha, afinal.
Furukawa também abordou a patente de tela dupla que a Nintendo registrou há algumas semanas, que mencionava um dispositivo que poderia ser dividido ao meio para formar dois portáteis de jogos separados. Embora muitos suspeitem que esta patente possa estar relacionada ao Switch 2, Furukawa simplesmente disse que, embora sua empresa a tenha registrado sabendo que poderia vazar para o público, isso não significa necessariamente que futuros produtos da Nintendo possam apresentar a tecnologia.
Vale ressaltar que a última negação de Shuntaro Furukawa sobre o próximo sistema Nintendo sendo exibido na Gamescom 2023 não refuta nenhum dos outros rumores em torno do tão especulado console Switch 2. A Nintendo poderia muito bem ter seu próximo console em desenvolvimento para lançamento em cerca de um ano, e Furukawa está se fingindo de tímido para mantê-lo em segredo até que sua empresa esteja pronta para revelá-lo adequadamente.
Por outro lado, absolutamente nada oficial foi confirmado sobre o referido console (incluindo se ele realmente existe ou não), então os fãs terão que manter os olhos e ouvidos atentos para qualquer informação adicional sobre o futuro hardware de jogos da Nintendo.