De acordo com um novo relatório, a duração da bateria do Steam Deck fica aquém das ofertas do Nintendo Switch, com cerca de metade das horas jogáveis do Switch OLED por carga. A Valve pegou os jogadores de surpresa quando anunciou sua resposta ao Switch no verão passado, com o Steam Deck portátil oferecendo aos jogadores a chance de levar suas coleções de PC com eles em qualquer lugar.
Veja também:
Os desenvolvedores de jogos que passaram algum tempo com os kits de desenvolvimento do Steam Deck receberam muitos elogios pelo novo sistema até agora, e até grandes figuras da indústria, como Phil Spencer, do Xbox, elogiaram o potencial do Steam Deck quando combinado com o serviço de streaming de jogos Xbox Cloud. Mas agora as coisas começaram a mudar um pouco.
Ainda gerando dúvidas
O burburinho de pré-lançamento não impediu os jogadores de expressarem suas preocupações em relação ao Steam Deck, particularmente em torno de quais títulos serão jogáveis no sistema, pois a Valve confirmou que nem todos os jogos para PC serão compatíveis. Outro problema é o provável comprometimento inevitável nos gráficos que podem vir com jogos de downscaling como The Witcher 3 para uma tela menor e mais portátil.
Claro, o grande problema que acabará por fazer ou quebrar um sistema portátil como o Steam Deck é a vida útil da bateria, com relatórios anteriores indicando que uma única carga durará cerca de duas a oito horas, dependendo do software que está sendo executado nele. Em uma sessão de perguntas e respostas com o Boiling Steam (via WCCFTech), um desenvolvedor anônimo com acesso prático ao Steam Deck esclareceu recentemente que a bateria do sistema dura entre 2 a 5 horas com uma única carga, dependendo do jogo que está sendo jogado.
Embora isso permaneça de acordo com os relatórios anteriores sobre a duração da bateria do Steam Deck, é visivelmente menor do que a vida útil da bateria das várias ofertas do Nintendo Switch. Conforme relatado no site oficial da Nintendo, o Nintendo Switch – Modelo OLED com número de série que começa com “XT” e todos os consoles Nintendo Switch com número de série que começa com “XK” duram cerca de 4,5 a 9 horas, consoles Nintendo Switch com um número de série que começa com “XA” dura cerca de 2,5 a 6,5 horas, e o Nintendo Switch Lite possui uma duração de bateria de aproximadamente 3 a 7 horas.
O desenvolvedor entrevistado também divulgou vários outros aspectos do Steam Deck, como seu tempo de carregamento praticamente indistinguíveis de outras unidades Solid State Drive e a Valve trabalhando em uma maneira de permitir que os jogadores retomem um jogo a partir de qualquer ponto – não muito diferente do Switcher do PlayStation 5 característica. Embora a Valve tenha declarado inicialmente que o Steam Deck seria lançado no final de 2021, a escassez de componentes em andamento fez com que o Deck fosse adiado até o final deste ano.
A duração da bateria do Steam Deck dependerá, é claro, dos jogos que estão sendo executados. Jogos mais exigentes e aqueles que usam recursos online provavelmente consumirão energia mais rapidamente do que títulos menores e mais contidos, o que fará com que os tempos de jogo variem de pessoa para pessoa. Os jogadores do Switch tiveram sucesso variável com a duração da bateria do console, com algumas lojas relatando horas de bateria mais baixas do que as fornecidas pela Nintendo.
O Nintendo Switch provavelmente será o principal concorrente do Steam Deck, devido à sua natureza portátil compartilhada, e ter uma bateria que não dura tanto quanto as que alimentam o Switch coloca o Steam Deck em desvantagem.
Só o tempo dirá se os jogadores vão olhar além da menor duração da bateria do Steam Deck em comparação com o console Switch de enorme sucesso da Nintendo. Clique aqui para saber mais sobre o console portátil da Valve.