A Nintendo eShop é uma das maneiras mais fáceis e convenientes de adquirir novos jogos da Nintendo e funciona como uma sólida infraestrutura digital para consoles recentes como o Nintendo Switch. Quando a eShop cai, os jogadores de todo o mundo são afetados, o que pode fazer com que a Nintendo eShop seja uma demonstração de poder.
Veja também:
Recentemente, parece que todas as vendas da Nintendo eShop foram suspensas na Rússia, fato que pode estar ligado à invasão em curso da Ucrânia. Vários usuários relataram que a versão russa da Nintendo eShop não está processando pagamentos no momento. Embora isso possa ser menos explicitamente uma reação ao ataque russo à Ucrânia do que a decisão da Microsoft de suspender todas as vendas na Rússia, alguns ainda suspeitam de uma conexão.
De acordo com uma página de suporte no site Nintendo.ru, a Nintendo confirmou que o serviço de pagamento usado pela eShop russa não está funcionando. Uma tradução automática do Google da declaração em questão declara que o serviço de pagamento suspendeu o processamento de todos os pagamentos feitos em rublos. Como resultado, a Nintendo eShop russa foi colocada em modo de manutenção para lidar com o serviço de pagamento não funcional.
Como isso está acontecendo pouco antes das versões Wii U e 3DS da Nintendo eShop serem fechadas para sempre, os fãs russos da Nintendo podem ficar bastante frustrados com essa reviravolta. Alguém pode estar inclinado a suspeitar que a Nintendo se juntou à lista de empresas de jogos que se movem contra a Rússia por sua invasão na Ucrânia.
A lista de empresas agora inclui Remedy de Max Payne, CD Projekt Red e GSC Game World, com sede em Kiev, desenvolvedora que trabalha em STALKER 2: Heart of Chernobyl. Até a The Pokemon Company, marca responsável por uma das maiores franquias da Nintendo, divulgou um comunicado declarando seu apoio à Ucrânia e doou para uma instituição de caridade de ajuda humanitária. Clique aqui para conferir estas e outras matérias a respeito.
Faria sentido que isso fosse um anúncio de que a Nintendo agora está se juntando ao grupo de empresas de jogos que restringem as vendas na Rússia. No entanto, a declaração no site russo da Nintendo eShop parece ser bastante neutra no fraseado. Isso deixa ambíguo se a Nintendo está por trás da suspensão das vendas ou se a loja digital foi forçada a fechar efetivamente por causa de um provedor de serviços de pagamento terceirizado na região.
Seja qual for o caso, parece que – como muitos outros pontos de venda de videogames na Rússia – a Nintendo eShop russa está atualmente fechada e pode ser por algum tempo.