Sonic Superstars ficou aquém das metas de vendas da Sega, em grande parte graças ao seu lançamento poucos dias antes do tão aguardado Super Mario Bros. A Sega anunciou um jogo de plataformas 2D no estilo das aventuras clássicas da era Genesis do Sonic no início deste ano, com jogadores capazes de assumir o controle do herói e um punhado dos personagens jogáveis mais populares do Sonic em jogos single-player, cooperativos, ou minijogos multijogador competitivos.
Veja também:
Sonic Superstars parecia uma perspectiva promissora para a Sega, e as críticas foram razoavelmente positivas por invocar a sensação dos jogos originais do Sonic, ao mesmo tempo que adicionavam alguns novos truques, como os poderes desbloqueáveis do Chaos Emerald. No entanto, ao optar por lançar Sonic Superstars durante o movimentado mês de outubro, a Sega preparou seu premiado mascote de plataforma para uma corrida particularmente difícil.
Nada menos que três dias após o lançamento de Sonic Superstars, a Nintendo lançou Super Mario Bros. Wonder com vendas recordes, reacendendo a rivalidade clássica entre o famoso herói do encanamento da Big N e o ouriço hiper-rápido da Sega. Além disso, a Sony e a Insomniac lançaram Marvel’s Spider-Man 2 no mesmo dia que Wonder, e ele rapidamente se tornaria um dos prolíficos títulos de maior sucesso financeiro do desenvolvedor do PlayStation poucos dias após seu lançamento.
Infelizmente para Sonic Superstars, parece que esta competição acirrada fez com que vendesse menos do que a editora Sega esperava originalmente. Conforme relatado pelo IGN, o CEO da Sega, Haruki Satomi, admitiu que Sonic Superstars teve um “início um pouco mais fraco do que havíamos previsto” durante uma recente reunião de perguntas e respostas com investidores.
Quando questionado sobre a causa disso, Satomi sugeriu que outros lançamentos importantes poderiam ter desempenhado um fator significativo, embora ele não tenha nomeado Super Mario Bros. Wonder ou Marvel’s Spider-Man 2 especificamente.