Publicidade
Relembre

Super Mario Bros.: Compositor revela como criou um dos maiores temas da história dos jogos

Um compositor de longa data da Nintendo detalha como criou a música do Super Mario Bros. original, incluindo o icônico “Ground Theme” do jogo.
Gostou? Compartilhe!
Super Mario Bros
(Imagem: divulgação)
Publicidade

O compositor do Super Mario Bros. original detalha como criou a música do jogo, especificamente o icônico “Ground Theme”. Em termos de música de videogame reconhecível, uma das respostas mais prováveis ​​que surgirá é o “Ground Theme” de Super Mario Bros. É a primeira música que os jogadores ouvirão ao jogar o título do NES, usado no primeiro nível do jogo.

Este tema continuaria a ser usado em toda a franquia, incluindo spin-offs, plataformas principais e até mesmo no filme lançado no início deste ano. Este tema foi originalmente composto por Koji Kondo, um compositor que ajudaria a estabelecer muitos dos temas e motivos icônicos ouvidos em várias franquias da Nintendo.

Ele trabalha com a Nintendo desde 1984, sendo o primeiro jogo em que trabalhou Punch-Out!! para o NES, criando seus efeitos sonoros. Ele ainda trabalha com a Nintendo até hoje, e um de seus últimos créditos como compositor é a música do recém-lançado Super Mario Bros. Recentemente, Kondo descreveu seu processo de trabalho no Super Mario Bros. original e como ele criou a música do jogo.

Continua depois da Publicidade

Em entrevista à NHK (com tradução da Nintendo Everything), Kondo falou sobre como sua primeira versão da faixa foi descartada. Suas primeiras impressões do Super Mario Bros. original foram muito fortes, graças ao céu claro e às pastagens. Kondo inicialmente compôs uma faixa suave e relaxante, mas achou inadequada com Mario correndo e pulando sobre os inimigos.

Como resultado, ele precisou descartar a faixa, sendo a segunda composição que ele fez o tema icônico com o qual os fãs estão familiarizados. De acordo com Kondo, a faixa foi descartada depois que outros membros da equipe lhe disseram que parecia “estranho”, com eles concordando que a primeira versão do tema combinava com o fundo, mas não com a jogabilidade.

Em vez disso, Kondo abordou o ritmo do tema fazendo-o corresponder à sensação física de correr e pular, que ele teve que jogar Super Mario Bros. várias vezes para diminuir a melodia básica e o ritmo. Kondo descreveu como estava sob muita pressão, sendo o Super Mario Bros. original o primeiro jogo para o qual compôs música de fundo.

Os jogos anteriores em que ele trabalhou eram os efeitos sonoros do jogo. Apesar da pressão, ele queria criar uma música agradável, nunca antes ouvida, usando apenas três notas. Quando questionado por colegas sobre qual gênero era o tema, ele observou que não criou com um gênero específico em mente. Em vez disso, é apenas música de videogame, e a música não se enquadra em um gênero específico e foi criada para combinar com o próprio Super Mario Bros.

Via: NHK/Game Rant/Nintendo Everything

CONTEÚDO RELACIONADO