Em 24hs, robô monta mural de dominó com tema de Mário usando 100.000 peças; assista caindo

Levaria pelo menos uma semana para uma equipe de sete humanos fazer o que o robô fez

Dominó com tema de Mário
Publicidade

O YouTuber e engenheiro Mark Rober criou um robô impressionante que foi capaz de montar um mural inspirado em Super Mario Bros, usando 100.000 dominós em apenas 24 horas. O robô, que se chama ‘Dominador’, tem uma sistema que derruba 300 dominós de uma só vez.

Claro que todo o processo exigiu um esforço considerável para projetar e fazer funcionar, mas o resultado final tem uma visão incrível. O vídeo abaixo mostra todo o funcionamento do robô, além de uma pequena disputa entre Dom e a recordista humana de dominós, Lily Hevesh, para ver quem enfileira mais dominós em menos tempo.

Nem precisa dizer quem ganha, né? E para fechar o vídeo com chave de ouro, a equipe de engenheiros, junto com uma pelúcia do Shell Luigi, derrubaram todas as peças, criando uma visão ainda mais impressionante.

Continua depois da publicidade

Assista:

Construir o robô não foi tarefa fácil, já que o engenheiro passou três anos tentando fazer o projeto dar certo, e não conseguia descobrir todos os detalhes necessários para fazê-lo funcionar. Então, ele mencionou o conceito em uma sessão de perguntas e respostas, atraindo o interesse de dois estudantes universitários e um engenheiro de software. Em dois anos, ‘Dominador’ nasceu.

“Esses funis impressos em 3D aqui nos permitem eliminar todos os 300 dominós todos de uma vez”, falou Josh, mostrando que o mecanismo coloca as peças todas de uma vez em apenas segundos. “E se removermos esses funis aqui podemos ver que os dominós estão precisamente colocados em seus locais, isso nos permite colocar 300 dominós exatamente onde queremos todos de uma vez”.

Em determinado momento do vídeo, foi explicado também como funciona a estação de carregamento, afinal, foram enfileiradas 100.000 peças de dominós. Entenda como foi possível:

“Os dominós são carregados por cor nessas esteiras transportadoras e, em seguida, um braço do robô os agarra e os coloca em um dos 300 tiros de carregamento feitos a partir de 2,7 milhas de pista de roda quente. E você pode carregar o dom diretamente com o braço do robô, mas isso é muito mais rápido porque ele não tem que esperar, ele apenas vem aqui para a estação de encaixe e a plataforma inferior desliza para que a camada inferior de 300 dominós seja carregada de uma vez”, explicou o engenheiro.

Se Dominador não existisse, levaria pelo menos uma semana para uma equipe de sete humanos colocar 100.000 dominós do jeito que o robô fez em 24 horas. Ou seja, a conquista da máquina quebrou um Recorde Mundial do Guiness, e ainda fazendo uma linda homenagem a um dos melhores jogos que já foram feitos.

Dominó com tema de Mário
Dominó com tema de Mário (Foto: Reprodução)

O que achou?

Via: Marc Deschamps/ComicBook

Publicidade
© 2021 Observatório de Games | Powered by Grupo Observatório
Site parceiro UOL
Publicidade