Shigeru Miyamoto pode ter pensado na criação do Wii na era N64

Uma antiga entrevista revela que Miyamoto pode ter pensado no Wii Concept na era N64

Shigeru Miyamoto
Publicidade

O Nintendo Wii é uma peça de hardware de videogame incrivelmente influente e importante. Embora muitas vezes possa ser lembrado apenas pelos controles de movimento, a Nintendo criou um console doméstico que ampliou o espectro de quem poderia desfrutar da diversão.

De jogadores hardcore derrubando Bulblins em The Legend of Zelda: Twilight Princess a avós jogando em Wii Sports, o Nintendo Wii era realmente um console especial quando foi lançado há quinze anos. Mas, de acordo com uma entrevista recente, a ideia pode ter sido conceituada muito antes do que quando foi enviada às massas em 19 de novembro de 2006.

Antes do Wii, quase chega o Wii

Shigeru Miyamoto tem um estilo de liderança único na Nintendo e ajudou a moldar a empresa por décadas. Miyamoto não apenas criou jogos como Mario e Zelda, mas também foi o cérebro por trás dos consoles e até do Super Nintendo World. Recentemente, um artigo escrito em 1999 da Gamers ‘Republic Magazine foi descoberto, no qual Miyamoto falou sobre seu processo de pensamento de como os jogos nem sempre são projetados para todos, mas o criador queria mudar isso.

Continua depois da publicidade

Ao falar com a Gamers ‘Republic Magazine, Miyamoto comentou que os jogos devem ser apreciados por todos. Ele acreditava que era dever da Nintendo tornar isso possível por meio do design criativo de jogos. “Existe um equilíbrio. A Nintendo tem o dever de fazer novos jogos para seus jogadores hardcore, mas também de criar experiências que novos públicos possam consumir e desfrutar”, disse ele.

Embora ambíguo, isso se parece muito com o que o Nintendo Wii acabou sendo. O Wii e sua biblioteca tiveram seus altos e baixos, mas o console como um todo foi um grande sucesso ao reunir jogadores de todos os estilos, idades e níveis de experiência.

Shigeru Miyamoto é sem dúvida a figura mais influente da história dos videogames ao lado dos jogos de Mario, Zelda, Pikman e Star Fox, que são apenas o ponto de partida, já que essas franquias proporcionaram infinitas horas de alegria para os jogadores.

Além disso, Miyamoto assumiu o comando da Nintendo para ajudar a criar hardware que é – também – algo totalmente criativo, com cada nova peça de tecnologia sendo uma revisão total da anterior, bem diferente do que os outros fabricantes de hardware apresentam.

A Nintendo está sempre encontrando novas maneiras de inovar. Mas talvez o mais importante e mais relevante para a ideia de que Miyamoto estava pensando na Nintendo criando jogos para todos décadas atrás, faz todo o sentido de ele ter pelo menos colocado uma peça no que viria a ser o Wii.

Via: Game Rant/Gamers’ Republic Magazine/ NintendoLife

Publicidade
© 2021 Observatório de Games | Powered by Grupo Observatório
Site parceiro UOL
Publicidade