Wii U recebe primeira atualização de software em anos

Wii U
Publicidade

Do nada, o Wii U recebeu sua primeira atualização de firmware em mais de dois anos. Isso traz o sistema da Nintendo para a Ver. 5.5.5, supostamente adicionando “melhorias na estabilidade e usabilidade do sistema“, embora possa haver mais nesta atualização do que parece.

Este update não foi anunciado com antecedência pela big N, apenas sendo sutilmente adicionada à página de suporte da empresa sem nenhum alarde. A vida do Wii U terminou oficialmente há quatro anos, em 3 de março de 2017, com o lançamento de The Legend of Zelda: Breath of the Wild. Desde então, o console tem permanecido praticamente morto, além de ocasionais lançamentos indie na eShop ou patch de estabilidade.

Antes de hoje (02), a última atualização de firmware para o console foi em 3 de setembro de 2018. Os últimos quatro patches para o sistema contêm as mesmas notas exatas, descrevendo “melhorias adicionais na estabilidade geral do sistema“.

Continua depois da publicidade

Isso obviamente não entra em muitos detalhes, mas muitos na comunidade de modding especulam que esta é uma tentativa de remover algumas explorações do sistema. O Wii U tem uma cena de modding ativo, especialmente quando se trata de adicionar algumas coisas interessantes ao Breath of the Wild, o que geralmente vai contra as rígidas diretrizes da marca da Nintendo. Embora não se saiba ao certo se essa é a verdadeira razão para esta atualização, isso explicaria por que a Nintendo está “suportando” o console em 2021.

A Nintendo reconhece o Wii U como uma raridade nos dias de hoje, fazendo com que esta atualização se destaque para os fãs mais do que o habitual. Além de ter tido o suporte para o console completamente desligado, o serviço Miiverse incorporado foi descontinuado há três anos, removendo a funcionalidade real de jogabilidade de títulos como Xenoblade Chronicles X e Pushmo World. O Super Mario Maker original está removendo o de nível no final deste mês, e o jogo já foi deslistado da eShop antes dessa mudança. Pode ser apenas uma questão de tempo até que a funcionalidade on-line seja removida também, tornando títulos como Splatoon e o Mario Kart 8 original quase impraticáveis.

Ao mesmo tempo, o Wii U era um console extremamente mal sucedido, então não se pode culpar a Nintendo por não suportar mais o mesmo. Apesar disso, os fãs ainda esperam que não sejam removidas mais funcionalidades do sistema. A Nintendo está dentro de seus direitos legais para remover explorações relacionadas a modding, mas tirar qualquer outra coisa do console poderia fazer alguns jogos amados serem perdidos para sempre.

Via: Nintendo/Nintendo Life/Game Rant

Publicidade
© 2021 Observatório de Games | Powered by Grupo Observatório
Site parceiro UOL
Publicidade