Do nada, o Wii U recebeu sua primeira atualização de firmware em mais de dois anos. Isso traz o sistema da Nintendo para a Ver. 5.5.5, supostamente adicionando “melhorias na estabilidade e usabilidade do sistema“, embora possa haver mais nesta atualização do que parece.
Veja também:
Este update não foi anunciado com antecedência pela big N, apenas sendo sutilmente adicionada à página de suporte da empresa sem nenhum alarde. A vida do Wii U terminou oficialmente há quatro anos, em 3 de março de 2017, com o lançamento de The Legend of Zelda: Breath of the Wild. Desde então, o console tem permanecido praticamente morto, além de ocasionais lançamentos indie na eShop ou patch de estabilidade.
Antes de hoje (02), a última atualização de firmware para o console foi em 3 de setembro de 2018. Os últimos quatro patches para o sistema contêm as mesmas notas exatas, descrevendo “melhorias adicionais na estabilidade geral do sistema“.
Isso obviamente não entra em muitos detalhes, mas muitos na comunidade de modding especulam que esta é uma tentativa de remover algumas explorações do sistema. O Wii U tem uma cena de modding ativo, especialmente quando se trata de adicionar algumas coisas interessantes ao Breath of the Wild, o que geralmente vai contra as rígidas diretrizes da marca da Nintendo. Embora não se saiba ao certo se essa é a verdadeira razão para esta atualização, isso explicaria por que a Nintendo está “suportando” o console em 2021.
A Nintendo reconhece o Wii U como uma raridade nos dias de hoje, fazendo com que esta atualização se destaque para os fãs mais do que o habitual. Além de ter tido o suporte para o console completamente desligado, o serviço Miiverse incorporado foi descontinuado há três anos, removendo a funcionalidade real de jogabilidade de títulos como Xenoblade Chronicles X e Pushmo World. O Super Mario Maker original está removendo o de nível no final deste mês, e o jogo já foi deslistado da eShop antes dessa mudança. Pode ser apenas uma questão de tempo até que a funcionalidade on-line seja removida também, tornando títulos como Splatoon e o Mario Kart 8 original quase impraticáveis.
Ao mesmo tempo, o Wii U era um console extremamente mal sucedido, então não se pode culpar a Nintendo por não suportar mais o mesmo. Apesar disso, os fãs ainda esperam que não sejam removidas mais funcionalidades do sistema. A Nintendo está dentro de seus direitos legais para remover explorações relacionadas a modding, mas tirar qualquer outra coisa do console poderia fazer alguns jogos amados serem perdidos para sempre.
Via: Nintendo/Nintendo Life/Game Rant