Como é de costume em qualquer área da tecnologia, a geração seguinte de um produto precisa ter melhorias em cima do que seu antecessor tinha de limitação.
Para o PS5, a promessa do arquiteto sonysta Mark Cerny é eliminar algo que desde a quinta geração de consoles estamos submetidos: Load Screen, a famosa tela “carregando”.
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De acordo com a entrevista que Cerny concedeu ao Gaming Bolt, o profissional se mostrou bastante empolgado especialmente com essa tecnologia. A demonstração de como os tempos de carregamento do game Spider-Man foram reduzidos de 15 segundos para 0,8 segundos, de certo, monstra que a tela de espera praticamente zerou.
Embora essa seja uma promessa para o PS5, vale lembrar que God of War já conseguiu burlar a percepção desse carregamento, através do artifício de seguir sempre com a mesma câmera.
Além disso, outros recursos como paisagens, mini games também são utilizados há tempos para diminuir a sensação de espera durante esse período.
De qualquer maneira, a intenção é fazer com o que o SSD (Solid State Disk, um HD sem disco físico) faça como que as telas de espera sejam “coisa do passado” como afirmou um porta-voz da Sony na Playstation magazine 162.
Até o momento, o próximo console da Sony tem gerado bastante interesse em torno de suas características abordadas. Entretanto, SSD, retrocompatibilidade, processador potente e suporte a 8K podem não ser atrativos significativos para deixar a geração atual com cara de “coisa do passado”. Essa é, de certo, uma missão para console e jogos fazerem juntos.