Publicidade

Dungeons & Dragons é maior do que nunca! Confira os dados da Wizard Of The Coast

Gostou? Compartilhe!
Publicidade

O pessoal da Wizards Of The Coast tem muito o que comemorar. O game MTG Arena está conquistando novos fãs para o icônico jogo de cartas Magic: The Gathering. Além disso, a franquia está ganhando uma adaptação em forma de série animada pela Netflix. Mas não para por aí! Afinal, temos novidades sobre Dungeons & Dragons.

A empresa revelou que o mais famoso RPG do mundo tem 40 milhões de jogadores até hoje. O Bleeding Cool relatou que em uma conversa com a WotC eles obtiveram algumas estatísticas interessantes. A empresa mapeou o crescimento da marca desde sua criação até o momento. Atualmente, o jogo de mesa está em sua quinta edição, que foi lançada em 2013.

Os dados

A Wizards é uma subsidiária da Hasbro Inc. desde 1999. As vendas da quinta edição do jogo, que foram publicadas pela primeira vez em 2014, aumentaram 41% em 2017 em relação ao ano anterior e subiram outros 52% em 2018. maior ano de vendas da história do jogo. De acordo com a Wizards, cerca de 40 milhões de pessoas jogam D&D anualmente.

Continua depois da Publicidade

Embora a Dungeons & Dragons não tenha dominado o mundo dos e-sports como, por exemplo, Overwatch, há um mercado em crescimento e uma maneira de atrair novos jogadores. Em 2017, 9 milhões de pessoas assistiram outras pessoas jogando D&D no Twitch, mergulhando no mundo do jogo sem ter que pegar um dado ou lançar um feitiço.

Essas são algumas estatísticas importantes, pois mostram que a atual encarnação de Dungeons & Dragons é a mais popular de qualquer edição, com o jogo vendo alguns dos melhores números que já teve. Isso faz você se perguntar onde a empresa estará nos próximos anos.

Stranger Things popularizou o jogo de novo?

As crianças de Stranger Things jogando D&D (Fonte: Reprodução)
As crianças de Stranger Things jogando D&D (Fonte: Reprodução)

Vale também pensar que o boom veio depois da estreia da popular série Stranger Things, da Netflix, que trouxe D&D novamente para a cultura pop. Os monstros da série levam o nome de famosas criaturas do RPG, e Stranger Things 3 traz o game como parte chave da discussão sobre amadurecimento proposto pelo show.

De fato, o game sempre foi grande, principalmente nos Estados Unidos. Sua aparição na série é um bom reflexo disso. Stranger Things é produto de uma nostalgia pelo anos 80 que veio crescendo nessa década. Decerto, D&D foi parte grande da infância de estadunidenses nos anos 80.

D&D também conquistou os brasileiros

Caverna do Dragão (Fonte: Reprodução)
Caverna do Dragão (Fonte: Reprodução)

No Brasil, o jogo se popularizou também na época, embora com menos força do que nos EUA. Contudo, há uma parte irônica nisso tudo. Você provavelmente se lembra do desenho Caverna do Dragão. O que você talvez não saiba é que seu título original é Dungeons & Dragons!

Isso mesmo! Ele é inspirado no jogo, trazendo para as telinhas suas classes em personagens que conquistaram os brasileiros. Mas não tanto o pessoal da terra do Tio Sam. Irônico, não é mesmo? (Essa não é uma referência intencional para a música de Alanis Morissette)

Por isso, a animação não ganhou um final, sendo cancelada antes da hora. No meio de teorias e mais teorias, principalmente tupiniquins, sobre como se daria o desfecho do desenho, uma resposta satisfatória acabou chegando em 2019, com um comercial que quebrou a internet.

CONTEÚDO RELACIONADO