Publicidade

Confira alguns jogos de PlayStation ostentados como exclusivos, do PS1 ao PS4

Gostou? Compartilhe!
Playstation Controle
Imagem: Divulgação
Publicidade

Durante os 25 anos de vida que o PlayStation comemorou em novembro de 2019, uma coisa sempre esteve presente a cada geração lançada: a inovação. Seja em software ou hardware, o fato é que as quatro gerações de videogame da Sony sempre puderam se orgulhar de algo que estava a frente do mercado. E dentre essas ostentações, se encontram os jogos exclusivos.

As boas pratas da casa são certamente produtos que ajudam a centralizar o interesse dos jogadores em torno da marca, ajudando no processo de fidelização, e, por consequência, nos números de uma maneira geral. Confira abaixo alguns jogos que foram ostentados pela Sony como algo que só os portadores de um sistema PS puderam desfrutar.

Playstation 1

Parasite Eve

O game conta a história de Aya Brea, uma jovem agente policial novata que acaba descobrindo verdades sobre seu passado após um incidente em um teatro em Nova Iorque. O jogo trás elementos de RPG e survival horror, pois permite uma mobilidade pouco comum para os RPGs de até então. A sua classificação real é a de um RPG. Possui uma continuação sendo ambos os jogos (original e continuação) para PlayStation.

Continua depois da Publicidade

Final Fantasy IX

É sem dúvida alguma um dos principais, se não o principal, jogo no estilo RPG dentre todos os consoles. FF IX foi desenvolvido e publicado pela SquareSoft. Ele foi lançado originalmente como um exclusivo de PlayStation, sendo o nono título principal da franquia Final Fantasy. A história se centra em uma guerra entre duas nações.

Os jogadores seguem um jovem ladrão chamado Zidane Tribal, que se junta a um grupo com o objetivo de derrotar a rainha Brahne, uma das principais responsáveis pela guerra. Entretanto, eles descobrem que Brahne está trabalhando com uma pessoa ainda mais perigosa chamada Kuja.

Playstation 2

God of War

O game é uma série de ação-aventura baseado nas mitologias grega e nórdica, sendo criado originalmente por David Jaffe da Santa Monica Studio. Iniciada em 2005, a série tornou-se carro-chefe para a marca PlayStation, que consiste em oito jogos em várias plataformas da Sony. Este sem dúvida, é o jogo mas exclusivo e famoso do console!

Monster Hunter

A franquia Monster Hunter é uma série de jogos de fantasia desenvolvida e publicada pela Capcom, que se iniciou com o jogo de mesmo nome para Playstation 2. Como o título sugere, o jogador assume o papel de um caçador em um ambiente de fantasia e completa missões que consistem em buscar monstros para caçar ou capturar, há uma grande variedade de monstros, e muita ação baseadas em combate de curta e longa distância em tempo real.

Playstation 3

Demon’s Souls

O jogo foi produzido principalmente pela From Software (com a ajuda da SCE Japan Studio) e publicado no Japão pela Sony Computer Entertainment, na América do Norte pela Atlus e na Europa pela Namco Bandai, exclusivamente para o PlayStation 3.

Com uma fantasia sombria, o jogador irá ser transportado para o coração de Boletaria, um reino de guerreiros que foi destruído após o aparecimento de uma névoa que trouxe consigo bestas e demônios que se alimentam das almas dos mortais. O jogo é descrito como o sucessor espiritual de King’s Field, série lançada nos consoles PlayStation antecessores também pela From Software.

The Last of Us

The Last of Us é um jogo eletrônico de ação-aventura e sobrevivência desenvolvido pela Naughty Dog e publicado pela Sony Computer Entertainment. Ele foi lançado exclusivamente para PlayStation 3 em 14 de junho de 2013. Na história, os jogadores controlam Joel, um homem encarregado de escoltar uma adolescente chamada Ellie através de um Estados Unidos pós-apocalíptico.

Vale lembrar que o jogo, eleito o game da década, ganhou uma versão remasterizada para a geração seguinte, além de ter uma sequência prometida para o PS5. De qualquer maneira, a agora franquia ainda continua sendo privilégio de quem tem um videogame da Sony em casa.

Playstation 4

Bloodborne

É um jogo eletrônico de ação-aventura produzido pela From Software e publicado pela Sony Computer Entertainment a 24 de Março de 2015 em exclusivo para a PlayStation 4, sendo o quarto game da serie Souls. Bloodborne foi realizado por Hidetaka Miyazaki, diretor de Demon’s Souls e Dark Souls. Miyazaki afirmou que o jogo nunca foi produzido com o sentido de ser Demon’s Souls II, porque a Sony Computer Entertainment queria uma nova IP para a PlayStation 4.

Bloodborne tem lugar em Yharnam, uma cidade gótica e em ruínas, onde segundo os rumores, alberga um poderoso medicamento. Ao longo dos anos muitos viajantes faziam peregrinações à cidade procurando cura para as suas aflições; o jogador tem o papel de um desses viajantes. Quando chega a Yharnam, no entanto, descobre que a cidade está atormentada por uma doença endêmica que transformou a maioria dos seus habitantes em criaturas bestiais.

Detroit: Become Human

Game produzido pela Quantic Dream e publicado pela Sony Interactive Entertainment para o PS4. A história gira em torno de Kara, Markus e Connor, três androides concebidos pela empresa fictícia CyberLife que, consoante as decisões que o tomar, mudarão o rumo da cidade de Detroit e, consequentemente, dos EUA. Além disso, será testemunhado o surgimento de uma nova raça: Os Divergentes (androides que manifestam emoções humanas).

Lógico que não estão nesta lista vários outros sucessos como Uncharted, Ace Combat, Castlevania: Lament of Innocence, Devil May Cry, entre outros. Não existiu uma preferência por estes games acima. Esta escolha foi devido a algumas parte importante como o seu enredo, a dificuldade, alguma inovação como o estilo de jogo de Detroit assim como o choque da morte da filha de Joel em Last of Us.

De qualquer forma, nenhum jogo é melhor do que o outro. Sempre teremos um preferido, mas o mais importante, é que para os fãs, são jogos que são exclusivos de sua marca preferida e que no futuro acabaram ganhando versões para os outros consoles.

CONTEÚDO RELACIONADO