Plague Inc
Cena de Plague Inc. Imagem: Reprodução Youtube.

O alastramento do Coronavírus pelo planeta tem causado um estranho fenômeno entre os adeptos de jogos eletrônicos. De acordo com apontamentos feitos através do sistema de busca do Google, tem aumentado significantemente o número de downloads em torno do game Plague Inc.

Nele, o jogador pode criar uma doença altamente contagiosa, para na sequência, desenvolver mecanismos de propagação desse mal pelas cidades. O objetivo final também é zerar…. a raça humana. Confira o trailer do jogo:

Semelhanças com o Coronavírus?

Diante do repentino interesse em torno do game, a Ndemic Creations, desenvolvedora do projeto, emitiu um alerta aos jogadores. A empresa procurou enfatizar que Plague Inc. é um jogo, e não um “modelo científico“, seja qual for a intenção de quem baixa. Para o bem e para o mal.

A empresa entende que o crescimento desse interesse ocorre porque as pessoas tentam descobrir como as doenças se espalham por meio do jogo, ainda que esse não trate diretamente da atual realidade do Coronavírus, cujo surto foi originado na China e se espalha pela Ásia.

Plague Inc. está com aumento de interesse — Foto: Divulgação/Google Play
Cena de Plague Inc. Imagem: Divulgação/Google Play

Independentemente das intenções envolvidas, a Ndemic Creations pede que os jogadores se informem sobre o Coronavírus diretamente com as autoridades de saúde locais/globais.

Não é a primeira vez que uma epidemia dispara os downloads do game

Ainda de acordo com o comunicado oficial da Ndemic Creations, essa não é a primeira vez que o interesse pelo jogo se alinha à uma situação de epidemia. Nos últimos oito anos, teriam sido observados picos de acesso ao conteúdo sempre que epidemias como a em questão foram noticiadas.

O que é o novo Coronavírus?

Confira a definição do Coronavírus feita pelo Ministério da Saúde brasileiro:
Trata-se de um novo vírus que tem causado doença respiratória pelo agente coronavírus, com casos recentemente registrados na China. Importante saber que os coronavírus são uma grande família viral, conhecidos desde meados de 1960, que causam infecções respiratórias em seres humanos e em animais.

Geralmente, infecções por coronavírus causam doenças respiratórias leves a moderadas, semelhantes a um resfriado comum. Alguns coronavírus podem causar doenças graves com impacto importante em termos de saúde pública, como a Síndrome Respiratória Aguda Grave (SARS), identificada em 2002 e a Síndrome Respiratória do Oriente Médio (MERS), identificada em 2012.

Plague Inc. está disponível para Android, iOS e Windows Phone aqui.