Dolar pokemon kojima
Humor para informar algo que, por enquanto, está triste.

Que a alta do dólar causa impactos diretos no comércio de games por aqui já não é nenhuma novidade. A oscilação já é velha conhecida entre os jogadores brasileiros, que historicamente já estão acostumados com os impactos que essa instabilidade de ordem financeira, política e até social causa em cada console, jogo, assessório e demais produtos derivados dessa indústria.

Contudo, também é notado que o público-alvo desse setor tem passado a se interessar cada vez mais pelos fatores que determinam os preços por aqui. O que tem mudado, também, é o jeito arrumado para se informar disso. Fazendo uso do humor, alguns internautas estão organizando páginas para informar o preço de dólar, mas usando imagens do diretor Hideo Kojima e vários Pokémons para ilustrar a cotação do dia.

Todo dia uma foto do Kojima com a cotação atual do dólar

Surgida há alguns meses no Facebook, a página Todo dia uma foto do Kojima com a cotação atual do dólar, faz exatamente o que propõe seu título. Informa a cotação diária do dólar, sempre com uma foto aleatória de Hideo Kojima. Além do conteúdo, a descrição da imagem quase sempre vem acompanhada de um comentário igualmente zoeiro. Confira algumas postagens:

Agora a calcinha encomendada pelo adm na Aliexpress custa 72 reais pqp” . Imagem: Reprodução Facebook
18/08/2019 Assim não da pra comprar coisa no Ebay né mano. Imagem: Reprodução Facebook
28/08/2019 slc não para. Imagem: Reprodução Facebook.
14/06/2019 SUBIU 5 CENTAVOS PAULO GUEDES Q Q TU TA FAZENDO Imagem: Reprodução Facebook

Até o momento, a página é seguida por cerca de 7600 internautas. A Todo dia uma foto do Kojima com a cotação atual do dólar possui algumas dezenas de fotos, contudo mais do que suficientes para garantir a informação e o bom humor de quem acompanha tudo ali.

Pokédolar

Um pouco mais recente que a página informativa com temática de Kojima, é a Pokédolar. O perfil de Twitter segue a mesma ideia de informar a cotação do dólar, mas a ideia é usar o número de registro de cada monstro. Contudo, o criador da página ressalta que a cotação do dia tem seu valor arredondado para ser associado ao Pokémon mais próximo do custo na ocasião.

Falando sério com os valores

Para além dos fatores internacionais que interferem diretamente no preço dos produtos em questão, nos últimos meses o governo tem sinalizado algumas medidas que visam diminuir a carga tributária que incide sobre os produtos da categoria. Medidas como a redução de impostos sobre alguns produtos tem sido movimentadas em congresso, com possibilidades de muitos impostos sejam até mesmo zerados. Por enquanto, somente “Kojima” e Pokémons tem dado frequentes atualizações sobre o que os gamers podem esperar do mercado nos próximos dias.