Rainbow Six
Imagem: Reprodução

À medida que a indústria de jogos continua a crescer, os jogadores querem que suas experiências durem mais. Os editores obedecem satisfeitos, pois as DLCs e os recursos online dão mais destaque aos games. Outra área na qual os editores desenvolvem para aumentar a longevidade de seus títulos é o cross-play. Em uma entrevista ao Windows Central, o diretor de Rainbow Six Siege, Leroy Athanassof comentou sobre os planos da Ubisoft em adicionar esse recurso aos seus jogos.

No lançamento da nova geração, os jogadores do R6 poderão jogar entre PS4 e PS5 ou Xbox One e Xbox Series X. Porém, se os usuários quiserem jogar com outras plataformas, o recurso não está nas mãos da empresa desenvolvedora.

“Isso é mais uma discussão entre a Microsoft e a Sony. Gostaríamos muito de ser totalmente cross-play, ter jogadores do Xbox emparelhando com os jogadores do PlayStation. Estamos prontos para apoiar isso. E espero que isso aconteça porque, como eu disse, é uma mudança geral na indústria,
e não há nada que possa impedir isso. É apenas uma questão de tempo antes que aconteça.”
, explica o diretor.

A reprodução cruzada tem sido um tópico importante durante toda a geração atual de console. Embora a Microsoft tenha adotado rapidamente o recurso, a Sony não tem tanta pressa assim.

Ainda assim, a reprodução cruzada entre PlayStation 4, Xbox One e Nintendo Switch chegou lentamente a jogos como Minecraft e provavelmente continuará sendo assim no futuro.

Apesar das hesitações anteriores da Sony, o cross-play faz sentido do ponto de vista financeiro. Ao permitir que os players joguem uns contra os outros em vários consoles e PCs, os editores tendem a expandir o game, aumentando o número de jogadores e ainda multiplicando o nível de interesse dos usuários.

Teoricamente, isso aumentará a longevidade dos jogos, permitindo que os compradores se sintam mais seguros em suas aquisições.

Com o curto espaço de atenção dos consumidores, qualquer coisa que mantenha as pessoas jogando e formando vínculos emocionais com seus jogos só pode ser uma coisa boa.

Além do cross-play, a Ubisoft está aparentemente analisando a progressão entre plataformas. A progressão de plataforma cruzada permitiria aos jogadores de Rainbow Six Siege mantenham seu progresso em outro console.

Caso o jogador tenha um Xbox One e queira mudar o seu progresso para um PlayStation 4, ele conseguiria, em tese, sem problema algum.

Embora seja menos comum do que o cross-play, a progressão de plataforma tem crescido em popularidade. Mais recentemente, a versão para Nintendo Switch de The Witcher 3: Wild Hunt permitiu que os jogadores salvassem com as versões Steam e GOG.com do RPG.

Rainbow Six está disponível para PlayStation 4, Xbox One, PC e futuramente para o PlayStation 5 e Xbox Series X