Plague Inc
Cena de Plague Inc. Imagem: Reprodução Youtube.

Após disparar nas buscas do Google assim que o coronavírus despontou como um surto na cidade chinesa de Wuhan, o game Plague Inc voltou a ser notícia. Desta vez, a novidade liberada pelos desenvolvedores do game vão lançar um modo de jogo que vai justamente contra o seu propósito inicial: criar meios de instalar uma pandemia que seja capaz de exterminar a raça humana.

Plague Inc. está com aumento de interesse — Foto: Divulgação/Google Play
Cena de Plague Inc. Imagem: Divulgação/Google Play

Além do modo de jogo, que agora visa impedir que um surto avance até o consequência irreversíveis, o Ndemic Creations, estúdio desenvolvedor do game, fez uma doação de US$ 250.000 para combater a pandemia em andamento. O valor será dividido entre a Coalizão de Inovações em Preparação para Epidemia (CEPI) e o Fundo de Resposta de Solidariedade COVID-19 da Organização Mundial da Saúde (OMS).

Ao organizar nossas doações com a OMS e o CEPI, perguntaram-nos repetidamente se poderíamos fazer um jogo que permitisse ao jogador trabalhar para impedir um surto”, afirmou a empresa. 

Portanto, além de fornecer apoio financeiro, estamos acelerando o trabalho em um novo modo de jogo da Plague Inc., que permite aos jogadores salvar o mundo de um surto de doença mortal“.

Como funciona o novo modo de jogo?

De acordo com Ndemic, o novo modo do jogo permitirá que as pessoas “equilibrem o gerenciamento da progressão de doenças e melhorem os sistemas de saúde, além de controlar ações do mundo real, como triagem, quarentena, distanciamento social e fechamento de serviços públicos “. 

Na versão original do jogo, que existe desde 2012, o jogador pode criar uma doença altamente contagiosa, para na sequência, desenvolver mecanismos de propagação desse mal pelas cidades. O objetivo final também é zerar…. a raça humana. Confira o trailer do jogo:

Desenvolvedores estão surpresos com a pandemia, mas se sentindo úteis

Oito anos atrás, eu nunca imaginei que o mundo real se pareceria com um jogo da Plague Inc. ou que tantos jogadores estariam usando o jogo para ajudá-los a superar uma pandemia real“, disse James Vaughan, criador do game.  “Estamos orgulhosos de poder ajudar a apoiar o trabalho vital da OMS e do CEPI, enquanto eles trabalham para encontrar uma vacina para o COVID-19” completou.

Entidades ajudadas pelo game aprovam a atitude

Ao contrário do que alguns poderiam achar, a ajuda vinda justamente de um game que exercitava o que está tentando se evitar agora, não soou estranha. É o que garante o Dr. Richard Hatchett, CEO da CEPI, uma das organizações contempladas pela doação da Ndemic Creations.

Estamos muito satisfeitos que a Ndemic Creations tenha contribuído tão generosamente para o nosso trabalho crucial de desenvolvimento de vacinas, especialmente ao enfrentarmos o desafio sem precedentes do COVID-19“, disse o médico, que ainda refletiu sobre o papel educativo dos games.

Os jogos têm um papel importante na conscientização dos desafios que o mundo está enfrentando atualmente. Somente através de uma resposta global e concertada – com o setor privado trabalhando em conjunto com governos e filantropos, reunindo recursos e conhecimentos especializados – podemos esperar para parar essa epidemia emergente. ameaças“.

Por enquanto, ainda não há informações sobre quando o novo modo estará disponível para jogar. Contudo, a empresa já adiantou que o modo de jogo será gratuito enquanto durar a pandemia de coronavírus.