Publicidade

Coronavírus ameça cancelar lançamentos de PlayStation 5 e XBox Series X; veja relatório

Gostou? Compartilhe!
Adiamento coronavirus ps xobx
Adiados?
Publicidade

Após derrubar todos os eventos gamer desde que o surto foi para o patamar de pandemia, o coronavírus pode estar prestes a causar o maior estrago do ano nesse setor: o adiamento dos próximos consoles de Sony e Microsoft, PS5 e XBox Series X.

É o que garante o último relatório da DFC Intelligence, um empresa de pesquisa estratégica focada nesse mercado. De acordo com o levantamento, o coronavírus provavelmente terá um impacto substancial a curto prazo na entrega de ambos os consoles e, portanto, é provável que um ou ambos os sistemas não atinjam seu lançamento em 2020. 

Alterações de preço

O relatório aponta ainda outra situação que colocaria a aquisição de um desses videogames no modo hard para alguns bolsos: o preço. Isso porque ainda que se lancem ambos os produtos de Sony e Microsoft, isso seria feito com poucas unidades, o que consequentemente gera custos mais altos, que acabariam sendo, repassados ao jogador.

Continua depois da Publicidade

Nas palavras do relatório

É provável que o coronavírus tenha um grande impacto a curto prazo na entrega dos dois sistemas. Há uma forte probabilidade de que um ou ambos os sistemas não façam um lançamento em 2020. Se os sistemas forem lançados, a oferta provavelmente será restrita e os preços iniciais poderão ser mais altos do que o esperado.

Juntamente a pandemia, soma-se o fato de que a economia está em um estado sem precedentes de incerteza. Mesmo se a situação melhorar em algumas semanas, a capacidade de fabricar e lançar um novo sistema de jogo sofisticado já foi severamente afetada.”

Nem tudo é ruim (para os fabricantes)

Apesar das más notícias, nem tudo é ruim para Sony e Microsoft, isso porque a situação provavelmente ocasionará uma a demanda provavelmente excederá a oferta, o que geralmente é bom para vendas a longo prazo.

Tanto o PlayStation 5 quanto o Xbox Series X devem ser lançados para registrar a demanda do consumidor“, diz o relatório. “O desafio que a Sony e a Microsoft enfrentam é garantir que eles lancem sistemas que atendam às expectativas. Dada a situação atual, esperar para garantir o produto inicial correto é a escolha mais prudente“.

Como está a situação nas fábricas

Por enquanto, tanto o Xbox Series X quanto o PlayStation 5 estão prontos para iniciar a produção em massa na primavera do hemisfério norte. No momento, a China – onde boa parte dos dois consoles são fabricados – parece estar se recuperando do vírus. 

No entanto, resta ver com que rapidez o setor manufatureiro do país voltará a toda velocidade. Enquanto isso, também não está claro como os recentes atrasos afetaram a fabricação de peças e quanto backup de produção existe atualmente.

Por enquanto, não há nenhum comunicado oficial de Sony e Microsoft sobre o status de produção. Assim, PS5 e o Xbox Series X seguem prometidos para o final do ano.

CONTEÚDO RELACIONADO