Coronavírus: De quarentena, gamers italianos estão sobrecarregando tráfego na internet; sistema começa a falhar

Publicado em 15/3/2020
Publicidade

Carregando...

Não foi possível carregar anúncio

Diante da quarentena forçada imposta a toda da população italiana por conta da pandemia do novo coronavírus, um fenômeno comportamental foi constatado essa semana: O alto índice de pessoas online. Com o país praticamente parado, redes sociais e videogames se tornaram os canais perfeitos para se comunicar com o mundo exterior, ou então pelo menos esquecer um pouco do que acontece ali fora.

Diante disso, a quantidade de dados que passa pela rede nacional da Telecom Italia SpA registou um aumento de mais de dois terços nas últimas duas semanas, de acordo com a empresa. O aumento de 66% nesse consumo de dados na semana passada levou o país a novos patamares de uso. 

Continua depois da publicidade

Carregando...

Não foi possível carregar anúncio

No que se refere aos games, os servidores associam o consumo de dados aos dois maiores jogos atuais no meio de tudo isso: Call Of Duty: Warzone e Fortnite. Ambos fazem uso do formato de multiplayer e colocam centenas de pessoas conectadas ao mesmo tempo para disputar uma única partida.

E com o recente lançamento de Call of Dutty: Warzone, que até o momento já foi baixado mais de 15 milhões de vezes no mundo e Fortnite, que figura entre os mais baixado no mundo, o tráfego de dados está intenso.

Relatamos um aumento de mais de 70% do tráfego da Internet em nossa rede de telefonia fixa, com uma grande contribuição de jogos on-line como o Fortnite“, disse quarta-feira o diretor executivo da Telecom Itália, Luigi Gubitosi, em uma ligação com analistas.

Sistema começou a falhar

Com todo esse acesso, não demorou até as conexões começarem a cair. Na quarta-feira (11), a Telecon Itália registou um expressivo número de reclamações sobre perda de conexões com a Internet. O número de reclamações diminuiu no final do dia, mas a preocupação com uma pane no sistema já começa a ser discutida. Contudo, a Telecon disparou comunicados via email, garantindo que a situação está sob controle.

(Crédito: Getty Images)

A rede da Telecom Italia está funcionando perfeitamente e com volumes maiores em comparação com os dias anteriores. Os problemas relatados afetaram apenas alguns aplicativos e a Internet devido a uma falha na rede internacional”.

Publicidade

Carregando...

Não foi possível carregar anúncio