Dreams Sony Mario
Imagem: Dreams/Sony

A Sony será obrigada a retirar uma criação customizada do personagem Mario, feita no jogo ‘Dreams’. De acordo com uma publicação na GoNintendo, a Nintendo, dona dos direitos do personagem, já apresentou uma queixa formal a Sony, solicitando a retirada do famoso encanador.

Embora a responsabilidade seja diretamente atribuída à Sony, a criação de Mario não foi feita pela empresa, que foi feita pelo jogador identificado como PieceOfCraft. O jogador utilizou sua conta no Twitter para comentar sobre a decisão de retirar Mário do jogo, já que a criação poderia ser utilizada pelo restante da comunidade de Dreams.

“Boas e más notícias
Voamos muito perto dos meninos do sol! Uma grande empresa de videogame que eu manterei sem nome obviamente não leu minha nota “seja legal” em Dreams, não se preocupe, embora tenha um plano de backup. Mas, por enquanto, os projetos de Mario em Dreams ficam em espera até eu colocar o plano em prática.”

Notificado oficialmente

PieceOfCraft informou ainda que recebeu um e-mail da Sony Interactive Entertainment Europe explicando que a Nintendo apresentou uma reclamação sobre a utilização de suas propriedades intelectuais em um jogo da Sony. E acrescentou que já não consegue editar a sua criação de Mario já que a mesma foi removida por direitos autorais.

O advogado Richard Hoeg, da Hoeg Law e Virtual Legality, disse em entrevista ao IGN, que “a decisão da Nintendo não é surpreendente, uma vez que é uma companhia que costuma agir legalmente sobre pessoas/empresas que utilizam as suas propriedades intelectuais sem autorização.” Hoeg acrescenta ainda que “os termos de serviço de Dreams parecem salvaguardar a Sony neste assunto.

A Nintendo está ciente dos seus direitos legais nesta matéria, mas isso não significa necessariamente que é uma boa decisão de negócio. Cada empresa tem níveis diferentes de tolerância no que se refere à utilização das suas propriedades por outros, e acredito que muitas destas empresas decidiram que a utilização das suas Propriedades Intelectuais em streams, arte e sites como Dreams acabam por servir como marketing positivo.”

Sobre Dreams

Dreams é uma ferramenta de criação e conforme análise de vários sites, sendo oficialmente definido como algo “mais do que um jogo, é um universo de possibilidades.”.