Publicidade

Steam lança seu recomendador interativo

Gostou? Compartilhe!
Steam Labs
Imagem: Steam Labs
Publicidade

Descubra recomendações personalizadas de jogos que você vai adorar baseadas nos jogos que você joga. Hoje foi lançado o recomendador interativo do Steam, uma forma de usuários usufruírem do poder da aprendizagem de máquina para descobrir recomendações personalizadas e interativas baseadas nos seus hábitos de jogo.

Veja também:

    Além de poderosos filtros por marcador, você pode ajustar os resultados na hora, selecionando o melhor equilíbrio entre jogos populares e de nicho, entre títulos recentes e clássicos para encontrar os jogos perfeitos para você.

    As recomendações geradas pelo sistema serão exibidas na sua página inicial da Loja Steam. O botão Explorar e personalizar levará você à versão completa do recomendador interativo, onde usuário pode ajustar os parâmetros e salvar as configurações.

    Continua depois da Publicidade

    As personalizações que os usuários fizerem também serão usadas na página inicial. O recomendador interativo estreou como o Experimento 002 do Laboratório Steam, mas agora está disponível a todos os usuários na Loja Steam. Confira abaixo a descrição via Steam de como funciona:

    Como funciona

    O recomendador interativo usa um modelo de aprendizagem de máquina treinado usando o histórico de sessões de jogo de milhões de usuários Steam. O modelo não se baseia em marcadores ou análises, mas sim aprende sobre os jogos no Steam ao analisar o que os usuários jogam de fato. A ideia básica é que, se há outros jogadores com hábitos de jogo bem semelhantes aos seus, que também jogam outro jogo que você ainda não experimentou, então é bem provável que você gostará dele também.

    Também começamos a aplicar este modelo em outras seções da Loja Steam, onde achamos que pode ajudar usuários a verem o conteúdo mais relevante ou tomar decisões com mais informações. Por exemplo, ao ver a página de um jogo específico, às vezes você pode ver “Jogadores como você adoram este jogo” como um motivo para o jogo ser relevante para você, além de outros fatores.

    Um dos vários recursos de descobrimento de conteúdo do Steam
    O recomendador interativo não substitui os nossos sistemas de descobrimento de conteúdo existentes, mas é outra forma de o Steam recomendar jogos aos usuários. Por mais que seja uma ferramenta poderosa, o recomendador não faz de tudo. Por exemplo, ele não pode recomendar lançamentos que ninguém jogou antes, enquanto a lista de descobrimento foi criada justamente com este intuito. Dito isto, estamos começando a usar a tecnologia por trás do recomendador interativo em outros recursos do Steam, como o Experimento 008 do Laboratório Steam: Jogar a seguir, que recomenda jogos que você adquiriu, mas que, por alguma razão, nunca jogou. O resultado é uma experiência no Steam que é mais eficaz em conectar usuários a jogos que vão adorar nos mais diversos cenários.

    Experimentos do Laboratório Steam

    O recomendador interativo do Steam começou como parte do Laboratório Steam. As opiniões e os comentários dos visitantes do Laboratório nos ajudam a avaliar e ajustar candidatos a novos recursos do Steam como este. Durante o desenvolvimento, a sua voz nos levou a adicionar filtros por marcador e a opção de salvar as configurações, permitindo que as recomendações ficassem ainda mais poderosas. Também analisamos dados quantitativos, medindo as taxas de acesso, de adição à lista de desejos e de compras de jogos exibidos tanto na cápsula da página inicial quanto na página completa do recomendador interativo. O resultado foi favorável em comparação a outros recursos do Steam não apenas nas primeiras semanas após o lançamento do recomendador, mas também nos meses seguintes, o que nos deu confiança nesta ferramenta e no seu valor a longo prazo para ajudar usuários a descobrir jogos que vão curtir. Também nos agradou ver que jogos descobertos desta forma cobriram uma grande parte do nosso catálogo e não apenas os jogos mais populares: mais de 10 mil jogos diferentes foram adquiridos devido a acessos à página do recomendador interativo.

    Experimente o recomendador interativo hoje mesmo!

    CONTEÚDO RELACIONADO